MARIPOSA-DA-ABÓBORA - Lagarta da broca do algodão Diaphania hyalinata (Linnaeus, 1767)
Nome em inglês: Cucumber Moth or Cotton Caterpillar
Classe: Insecta (Insetos) Subclasse: Pterygota (Insetos Alados) Ordem: Lepidoptera (Borboletas, Mariposas e traças) Superfamília: Pyraloidea Família: Crambidae Subfamília: Spilomelinae Tribo: Margaroniini Gênero: Diaphania (brocas-das-Cucurbitáceas)
Foto: Germano Woehl Junior Local: RPPN das Araucárias Gigantes - Cabeceiras do rio Itajaí - Itaiópolis - Santa Catarina Data: 03/01/2014
O tempo total de desenvolvimento da lagarta (larva) é de 14 dias, com cinco estágios. Podem chegar até 16 mm de comprimento. Recém eclodidos, as larvas são incolores, mas no segundo instar elas assumem uma cor verde-amarelo pálido. Eles constrói uma estrutura de seda solta sob as folhas, que serve para protegê-las durante o dia. No quinto instar, a larva tem duas faixas brancas subdorsal que se estende por todo o comprimento do corpo. As listras desaparecem imediatamente antes da fase de pupa, mas elas são a característica mais distintiva das larvas.
Antes da fase de pupa, as larvas enrolam uma parte da folha para o abrigo do casulo. A pupa é de 12 a 15 mm de comprimento, cerca de 3 a 4 mm de largura, e pontiaguda em cada extremidade. A fase de pupa dura entre nove a dez dias.
Esta espécie de mariposa ocorre na Mata Atlântica da região Norte de Santa Catarina, na Floresta Tropical do Alto Vale do Rio Itajaí, ecossistema designado pelo botânico Roberto Miguel Klein (1980), que se caracteriza por uma formação densa da Mata Atlântica com alta biodiversidade, mas com menor número de espécies tropicais dominantes, apresentando porém forte presença de canelas e perobas.
|