CATIRUMBAVA Orthogonys chloricterus (Vieillot, 1819)
Outros nomes populares: Na região da Baixada Norte de Santa Catarina esta avé é conhecida como bonito-lindo-grande. O nome bonito-lindo é usado em SC para o gaturamo-verdadeiro Euphonia violácea cuja fêmea tem a coloração muito parecida, mas é bem menor.
Nome em Inglês: Olive-green Tanager
Classe: Aves Ordem: Passeriformes Subordem: Passeri Parvordem: Passerida Família: Mitrospingidae
Foto: Germano Woehl Jr Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim SC Data: 28.08.2025
Características O catirumbava mede 18 centímetros. Clique aqui para comparar com o tamanho da fêmea do gaturamo-verdadeiro e Clique aqui para comparar com o tamanho de um sabiá-laranjeira. Apresenta plumagem verde-olivácea uniforme, de olhos marrons ou cinzentos, bico escuro e pernas alaranjadas.
Alimentação Tem dieta especialmente frugívora, frequentando pomares e plantações. Pode atuar como espécie nuclear em bandos mistos, fazendo uma verdadeira varredura em frentes amplas, em bromélias e aglomerados de folhagens secas à procura de insetos e frutos. Na RPPN Santuário Rã-bugio em Guaramirim SC frequenta o comedouro para se alimentar de bananas.
Reprodução Realiza gritarias coletivas, possivelmente nidifica em bromélias no verão. Tem em média 2 ninhadas por estação com 3 ovos cada uma.
Hábitos Desloca-se pelo estrato médio a alto, em grandes grupos, demonstrando forte gregarismo ao se associar frequentemente a traupídeos ou com bandos do colorido benedito-de-testa-amarela (Melanerpes flavifrons).
Distribuição Geográfica Endêmica da Mata Atlântica do leste do Brasil, ocorre desde o sul do Espírito Santo até o nordeste do Rio Grande do Sul (Sick, 1997; Bencke et al. 2010). |