INTRODUÇÃO
 
 
 

AUDIO:

  1. Ouvir
  2. Ouvir
  3. Ouvir
  4. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

BORRALHARA-ASSOBIADORA
Mackenziaena leachii (Such, 1825)

Nome em Inglês: Large-tailed Antshrike

Classe:Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Furnariides
Parvordem: Thamnophilida
Família: Thamnophilidae
Subfamília: Thamnophilinae


Canto (Áudios: ouvir 1 e ouvir 2) gravado por Germano Woehl Jr
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí, Itaiópolis SC
Data: 20.11.2025


Características
Mede 22cm de comprimento, sendo uma espécie grande da família Thamnophilidae. Plumagem negra, salpicada de branco, com exceção do ventre escuro e da cauda, mais acinzentada. A fêmea tem a cabeça parda, cor que se espalha pelas pintas do corpo, ficando cada vez mais claras até a cauda, também cinza-escura como o macho.

Alimentação
A borralhara-assobiadora alimenta-se de uma variedade de grandes insetos e outros artrópodes; sua dieta também inclui moluscos e pequenos vertebrados, como rãs, lagartos, cobras pequenas, ovos e filhotes de pássaros. Forrageia sozinho ou em pares, quase sempre a cerca de 5 metros do solo, em meio a densos bambuzais e arbustos. Salta de galho em galho e pelo chão, alcançando presas em folhas, caules e galhos a partir de um poleiro. Frequentemente, desce ao solo para capturar a presa.

Hábitos
Ocorre em matas úmidas até 1650m de altitude, em matas secundárias, bambuzais e até sub-bosques sujos de eucaliptais. Seu modo de vida é idêntico ao de Mackenziaena severa e Batara cinerea.

Distribuição Geográfica
É uma ave endêmica da Mata Atlântica, restrita às regiões Sul e Sudeste do Brasil. Também ocorre no Paraguai, Missiones na Argentina e Uruguai (Paso Centurion) nas áreas fronteiriças com o Brasil.