INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
  2. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

JACUAÇU - Dusky-legged Guan
Penelope obscura (Temminck, 1815)

Família: Cracidae

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim, SC
Data: 17/08/2023

Canto gravado por Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis - SC
Data: 06/01//2012


Ameaças
Por ser uma ave estritamente florestal, sofre ameaça de perda de hábitat causada pelos desmatamentos. Além disso, as populações da espécie vêm diminuindo devido à caça ilegal.

Descrição
Mede aproximadamente 73 cm e pesa cerca de 1,2 kg. Coloração verde-bronze escura. Manto, pescoço e peito com finas estrias brancas, e pernas pretas. A garganta é nua e vermelha. O macho tem íris vermelha e a fêmea íris castanha. Habita o interior da floresta e ocupa o estrato alto da mata. 

Alimentação
Frutos, folhas e brotos e flores de várias espécies de plantas, sendo um importante dispersor de semente (“plantador da floresta”). Entre os frutos consumidos por esta ave estão o murici, a caneleira e o palmito (Euterpe edulis). Também se alimenta de moluscos, gafanhotos e pererecas. Na RPPN Santuário Rã-bugio, Guaramirim SC, foi observando se alimentar das folhas de pimenta-de-macaco ou pariparoba (Piper sp.),

Reprodução
É uma espécie monogâmica e o macho alimenta a fêmea no período reprodutivo. O ninho é colocado em árvores altas, ramos sobre a água e troncos caídos. Pode utilizar ninhos abandonados de outras aves. A fêmea põe de 2 a 3 ovos lisos e brancos e a incubação dura 28 dias. Os pais regurgitam o alimento para os filhotes até a fase quando eles adquirem a plumagem preta

Observações

Produz som instrumental com as asas, muito conhecido pelos caçadores. Costuma pousar sempre nos mesmos locais para dormir. 

Referências
* Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Ed. Nova Fronteira. Rio de Janeiro-RJ. 

Vídeo do Jacu comendo os frutos do palmito jussara e, assim, vai dispersar as sementes

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate