INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

TUCANO-DE-BICO-VERDE
Ramphastos dicolorus (Linnaeus, 1766)

Família: Ramphastidae
 
Nome em Inglês: Red-breasted Toucan

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim, SC
Data: 27/08/2023



Descrição
Mede 48 cm de comprimento da ponta do bico ao fim extremo da cauda.

Gostam de banhar-se na folhagem molhada pela chuva e costumam bebem água acumulada nas bromélias.

Alimentação
Onívoro (come de tudo). Alimenta-se de frutas da figueira, tucaneiro, canela, capororoca, embaúba, baguaçu, licurana, palmito etc.
Os tucanos estão entre os grandes dispersores de sementes, que são regurgitados. Alimenta-se também de aranhas e insetos como lagarta, cigarra, grilos, além de ovos e filhote de pássaros. Costuma capturar cupins em revoada. 

Reprodução
Fazem seus ninhos em buracos ou fendas existentes em árvores, situados a boa altura. Coloca de 2 a 4 ovos. O período de incubação é de 18 dias, durante os quais a fêmea choca sozinha, sendo ela alimentada pelo macho. Tanto o macho como a fêmea alimenta seus filhotes. 

Hábitos
Vive em áreas florestadas, desde o litoral até as zonas montanhosas, incluindo as florestas de planalto.
Habita a copa de florestas altas, principalmente em áreas montanhosas da Mata Atlântica, em seu interior e nas bordas. Era comum ao longo de toda sua área de ocorrência, tendo entretanto se tornado raro em muitas regiões devido à destruição de seu hábitat natural. 

Distribuição geográfica
O tucano-de-bico-verde é encontrado em toda a região Sul e Sudeste do Brasil,e também,no sul de Goiás(bem raro no sul de Goiás), Paraguai e até o nordeste da Argentina. Bastante comum em regiões de serra, onde é avistado em pequenos bandos. É esta a espécie de tucano que mais avança ao sul de nosso país. A ocorrência no Planalto Norte Catarinense, por exemplo, é bem recente.

VídeoTUCANO-DE-BICO-VERDE alimentando os filhotes
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate