VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

TRAÍRA
Hoplias sp.

Classe: Actinopterygii
Ordem: Characiformes
Família: Erythrinidae

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis - SC
Data: 09-01-2012

A traíra pertence a um grupo de peixes desprovidos de nadadeira adiposa. É um dos peixes mais populares do Brasil, presente em quase todos os açudes, lagos, lagoas e rios. É comum que alguns exemplares excedem 2 quilogramas de peso quando habitam lagoas com abundância de alimentos (presas)

É um peixe territorialista e canibal; protege suas crias até que se espalhem em meio a vegetação marginal. 
É um peixe voraz, muito agressiva e possui dentes afiadíssimos. 

A traíra é talvez o peixe mais encontrado no Brasil, pois basta ter um fio de água para que ela se faça presente. Os ovos são transportados de uma lagoa para outra grudados nos pés de aves que frequentam banhados, como as saracuras.

A traíra está ativa quando a água está quente, com temperatura acima de 18 graus celsius.  Ela habita locais de água parada e com vegetação aquática abundante. A noite costuma fica na parte rasa, às magens das lagoas.  Durante o inverno se enterram no fundo das lagoas para suportarem a baixa temperatura da água. 

Tanto na pesca com iscas artificiais, ou então com as tradicionais varas de bambu, um líder grosso ou um empate de aço são recomendados, pois seus dentes são muito afiados. Se você estiver pescando com anzol simples, este deve preferencialmente ser de perna comprida, pois é uma segurança a mais.

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate