INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

BEIJA-FLOR-DE-ORELHA-VIOLETA (jovem)
Colibri serrirostris (Vieillot, 1816)

Família: Trochilidae
Subfamília: Trochilinae
Nome em Inglês: White-vented Violetear 

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN da Araucárias Gigantes, cabeceiras do rio Itajaí, Itaiópolis - SC
Data: 15/01/2012



Características
Mede cerca de 12,1 centímetros de comprimento.O macho é esverdeado com tons de roxo no peito e na ponta das asas, com as orelhas violeta. Na cabeça pode se ver atrás do olho uma mancha azulada dando o encontro com a orelha violeta. A fêmea não tem a orelha violeta e é verde esbranquissada e com as asas e a cauda iguais a do macho de uma cor preta esverdeada. Quando filhote sua cor é marrom com tons de verde que vão dominando a cor marrom com o passar dos tempos até quando se torna jovem e esverdeado e ganhas as cores violeta do macho ou o verde esbranquissado da fêmea dependendo do sexo.

Reprodução
Ele faz o ninho em galhos finos em arbustos seguros para o ninho.E para fazer o ninho ele ultiliza pequenos gravetos, papéis encontrados no chão e teias de aranha.Enrrola tudo em uma cestinha perfeitamente redonda e bota 1 ou 2 ovos muito brancos sem uma unica mancha.Apartir de então, quando os ovos já foram botados, a fêmea fica no ninho direto e só sai raramente nos orários quentes do dia para se alimentar, pois o macho já le trás a comida e se ela sai numa hora do dia extremamente fria os ovos podem morrer.Na hora que a casca do ovo está para rachar a fêmea persebe e se recusa a sair do ninho mesmo sendo forsada a sair continua nele, só quando o perigo é grande de mais ela é obrigada a sair ela sai, mas só depois de ter serteza que não a jeito mais de ficar no ninho.

Hábitos
Habita cerrados, restingas, paisagens abertas e planaltos acima da linha das florestas. Emite seu canto ao pôr-do-sol. No outono migra localmente das regiões mais altas para os vales.

Distribuição Geográfica
Piauí, Bahia e Espírito Santo para oeste até Goiás e Mato Grosso, estendendo-se em direção sul até o Rio Grande do Sul. Encontrado também na Bolívia e Argentina. 

Agradecimentos
Agradecemos ao fotógrafo Rudimar Cipriani e ao guia de observação de aves Douglas Meyer pela identificação da espécie.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate