INTRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA AGRADECIMENTOS
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

TATU-DE-RABO-MOLE - Greater Naked-tailed Armadillo or Tatouay
Cabassous tatouay

Classe: Mammalia
Ordem: Edentata
Família: Dasypodidae

Foto: Germano Woehl Junior
Local: Area urbana de Itaiópolis, Santa Catarina
Data: 30/03/2013

O exemplar da foto foi encontrado transitando na rua do Bairro Lucena por volta das 23 horas da noite de sábado de Aleluia (30/03/2013). Foi fotogrado e alguns minutos depois solto em um fragmento de Mata de Araucárias preservado. Repare nas imagens que está com algumas formigas pelo corpo.

AMEAÇADO DE EXTINÇÃO devido à caça e desmatamentos.
A espécie está presente na lista brasileira (oficial) de fauna ameaçada de extinção nacional e em seis listas estaduais oficiais: Espírito Santo, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Características
Esta espécie de Tatu de Rabo Mole é encontrado na Mata Atlântica, em áreas bem preservadas e matas secundárias. Assim como outras espécies de tatu, tem uma pequena armadura formada por placas rígidas, que envolve o seu corpo.  Quando está em perigo protege as partes vulneráveis do corpo com esta couraça, uma estrutura que é muito forte. Os adultos chegam a pesar 3 kg e medem de 50 a 60 centímetros de comprimento, sua pequenas patas possuem uma membrana com 5 garras bem afiadas, que o ajuda a se locomover com rapidez, destruir as colônias de cupins e formigas, bem como escavar no solo com rapidez uma série de 3 a 5 buracos verticais com até 70 cm de profundidade, provavelmente para cercar e capturar minhocões ou cobra-cega que detecta o movimento de alguma forma e investe na escavação rápida do buraco.

Alimentação 
Alimentam de insetos, ajudam a controlar a população de cupins e formigas, em apenas uma noite de alimentação chegam a comer mais de 8 mil insetos (entre formigas e cupins).

Ameaças
São caçados freqüentemente por seres humanos, pois sua carne é muito apreciada, estão ameaçados de extinção não somente pela caça descontrolada dos homens, mas também pela destruição do ambiente em que vivem. A caça desse pequeno animal é proibida, mas há aqueles que nunca respeitam a lei. É fácil caçar um Tatu, não é necessária a utilização de alguma arma avançada, somente pequenas armadilhas simples, ou até mesmo puxando-o pelo rabo quando entra em sua toca. Os filhotes de tatu nascem totalmente indefesos, pois não possuem a couraça, conforme vão crescendo a pele vai engrossando, formando os escudos, a fêmea, quando está cuidando dos filhotes, troca freqüentemente de toca, por zelo à sua ninhada. Os Cachorros do Mato, alguns felinos e o lobo guará são os predadores naturais de qualquer espécie de tatu. Assim como o ser humano, os tatus correm o grave risco de contrair lepra, por isso, são muito utilizados em pesquisas científicas.

Distribuição geográfica
Mata Atlântica do Sul do Brasil, leste do Paraguai, Uruguai, e Provincia de Missiones na Argentina.

Referências:
Contribuição ao Conhecimento da Distribuição Geográfica do Tatu-de-Rabo-Mole-Grande Cabassous tatouay no Brasil: Revisão, Status e Comentários sobre a Espécie - Edentata no.11(1), 2010

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate