VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

AÇOITA-CAVALO
Luehea divaricata

Divisão: Angiospermae
Clado: Eurosídeas II
Ordem: Malvales
Família: Malvaceae

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis - Santa Catarina
Data: 07/07/2013

Características
É uma árvore que perde as folhas (decíduo) no final do outono e início do inverno de caráter decíduo. As árvores maiores atingem 30 m de altura e 100 cm de DAP (diâmetro à altura do peito, medido a 1,30 m do solo), na idade adulta.

Ecologia
A polinização é realizada principalmente por abelhas nativas, e esporadicamente por beija-flores. A floração vai de dezembro a abril, no norte de Santa Catarina e Paraná; de novembro a julho, em Minas Gerais; de janeiro a março, no Rio Grande do Sul, e de março a julho, no Estado de São Paulo. Os frutos amadurecem de fevereiro a julho, em Minas Gerais; de abril a outubro, em São Paulo e, de maio a julho, em Santa Catarina, Paraná e no Rio Grande do Sul. É uma planta hermafrodita e o processo reprodutivo inicia por volta dos 2 anos de idade quando a árvore cresce em áreas abertas. A dispersão das sementes é pelo vento, isto é, anemocórica.

Distribuição geográfica
Ocorre na Mata Atlântica da região Sul e Sudeste, Estado da Bahia, Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul e Alagoas. Ocorre também no Cerrado do Distrito Federal e Mato Grosso. Fora do Brasil, ocorre no nordeste da Argentina (Provincia de Missiones), no leste do Paraguai e no norte do Uruguai.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate