INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

ARAÇARI-POCA - Fêmea
Selenidera maculirostris (Lichtenstein, 1823)

Família: Ramphastidae
Nome em Inglês: Spot-billed Toucanet

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis – Santa Catarina
Data: 14/08/2013

Conhecido também como araçari-do-bico-pintalgado, araçari-tirador-de-leite (Minas Gerais) e saripoca-de-bico-riscado.

Características
Mede cerca de 33cm de comprimento e pesa por volta de 170g. O macho apresenta cabeça, garganta e peito pretos, os quais são marrons na fêmea. Tem de três a cinco riscos tranversais no bico, que variam de formato de indivíduo para indivíduo. Tem um tufo de penas pós-oculares de cor amarelo-ouro. Possui uma grande mancha escura na íris, anterior e posterior à pupila, comum ao gênero Selenidera.

Alimentação
Alimenta-se principalmente de frutos, como os da embaúba, mandioqueiro (Schefflera morototoni) ou pau-mandioca (ver foto principal e da galeria) e coquinhos da palmeira jerivá, entre outros. Cospe os caroços, sendo importante agente na distribuição de sementes pelas florestas, ajudando na recuperação de áreas alteradas. Come também brotos e insetos. Afirma-se, ainda, que come filhotes de outras aves.

Reprodução
Faz ninho em cavidades de árvores, pondo de 2 a 4 ovos brancos. A incubação dura 16 dias e é feita tanto pelo macho quanto pela fêmea.

Hábitos
Habita a copa de florestas úmidas, em seu interior e nas bordas. Como os demais araçaris, vários indivíduos costumam dormir juntos em um mesmo buraco de árvore. Quando o araçari canta, o som que ele emite é muito engraçado, algo como “kulik-kulik-kulik”, sempre pela madrugada ou à tarde.

Distribuição geográfica
Mata Atlântica da Bahia e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Encontrado também na Argentina (na Província de Missiones – Mata Atlântica de Interior – região da Argentina que faz divisa com Parque Nacional do Iguaçu)

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate