INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

FIGUINHA-DE-RABO-CASTANHO
Conirostrum speciosum (Temminck, 1824)

Família: Thraupidae 

Nome em Inglês: Chestnut-vented Conebill

Outros nomes populares: sebinho-de-crisso-castanho, pula-pula, vira-folhas e figuinha-bicuda (Rio de Janeiro).

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do rio Itajai - Itaiópolis – Santa Catarina
Data: 15/01/2014

Características
Mede cerca de 11 centímetros. A fêmea é completamente diferente, parecendo outra espécie, como é comum ocorrer nas aves. Veja as imagens da fêmea na galeria de fotos. Geralmente ela está em companhia do macho, facilitando a identificação.

Alimentação
Anda em casais ou pequenos grupos, sempre à procura de insetos no meio da folhas. Costuma verificar as pequenas folhas das árvores, percorrendo cada uma delas na busca de lagartas. Nas imagens da galeria de fotos o casal fotografado estava procurando insetos entre as folhas de uma CANELA-SEBO ou CANELA-GUAICA (Ocotea puberula).

Hábitos
É uma ave migratória. Vive aos pares ou em pequenos grupos, freqüentemente participando de bandos mistos de copa, o que o torna difícil de ser observado. É comum em campos com árvores e arbustos, florestas de galeria e de várzea, ilhas fluviais e vegetação à beira de rios.

Movimento Migratório
No sul do país, desaparece a partir de abril para retornar no final do ano. No Centro-Oeste aparece no mês de outubro, parecendo ser migratório. Em outras partes do Brasil também é uma ave de ocorrência transitória, embora ainda não tenha sido determinada uma migração para ela.

Distribuição geográfica
Presente em Roraima e grande parte da região ao sul do rio Amazonas, e no restante do País. Encontrado também em todos os demais países amazônicos - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, Paraguai e Argentina.


Agradecemos ao fotógrafo Rudimar Cipriani pela identificação da espécie.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate