INFORMAÇÕES GERAIS BORBOLETAS MARIPOSAS LAGARTAS CRISÁLIDAS ABELHAS, VESPAS & FORMIGAS
BESOUROS BICHO-PAU & LOUVA-DEUS ARANHAS MOLUSCOS CRUSTÁCEOS OUTROS INVERTEBRADOS
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

PLANÁRIA TERRESTRE - Land flatworm
Notogynaphallia sp


Filo (Phylum): Platyhelminthes
Classe: Rhabditophora
Ordem: Tricladida
Subordem: Continenticola
Famíla: Geoplanidae
Subfamília: Geoplaninae



Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN das Araucárias Gigantes - Cabeceiras do rio Itajaí - Itaiópolis, Santa Catarina
Data: 05/01/2014

Encontrada à noite na estrada que corta a RPPN.


Características das planárias

O tamanho de uma planária é bastante variável, sendo de alguns milímetros a até mais de 60 cm. O corpo é achatado dorsiventralmente e possui a boca localizada na região ventral do corpo. O intestino da planária é bastante ramificado e atua digerindo os alimentos e distribuindo para as demais partes do corpo. A boca da planária serve tanto para ingerir os alimentos como para eliminar as fezes, já que o ânus está ausente. Geralmente a boca está localizada na superfície ventral do corpo.

Na região anterior do corpo da planária localizam-se a cabeça e os órgãos dos sentidos: ocelos, estruturas capazes de detectar contrastes entre claro e escuro, mas que não formam imagens; órgãos auriculares, expansões laterais da cabeça capazes de perceber sensações gustatórias e olfatórias, auxiliando o animal na localização do alimento.

Ecologia
São animais comumente tropicais (Mata Atlântica), mas com algumas espécies viventes em regiões temperadas. Há poucos estudos a respeito da biologia do animal. São vermes terrestres, confinados a ambientes muito úmidos, escondendo-se embaixo de troncos e do folhiço (serrapilheira). É um animal de hábitos noturnos, escondendo-se durante o dia para evitar a dessecação e saindo à noite para se alimentar. Locomovem-se com ajuda de cílios

Alimentação
Alimenta-se de outros invertebrados terrestres e rastejantes, como minhocas (gêneros da família Enchitraeidae), caracóis-de-jardim (Bradybaena similaris), e tatuzinhos-de-jardim (isópodos terrestres). O alimento é capturado vivo. A planária enrola-se na presa e envolve-a com uma substância viscosa prendendo-a ao substrato por meio de órgãos adesivos. Eles então ingerem a presa inteira por meio de sucção ou de bombeamento. Algumas espécies apunhalam a presa com o pênis, que termina num estilete duro e se projeta pela boca.

Reprodução
A planária adulta é hermafrodita, isto é, apresenta tanto o sistema genital feminino quanto masculino. Quando duas planárias estão sexualmente maduras e se encontram, elas podem copular.

Após a troca de espermatozoides através dos poros genitais, os animais se separam e os ovos são eliminados para o meio externo. No interior de cada ovo, encerrado em cápsulas, desenvolve-se um embrião, que se transforma em uma jovem planária.

As planárias tem grande poder de regeneração. Cortando-se o animal em alguns pedaços, cada um deles pode dar origem a uma planária inteira. Observe o esquema a baixo.

Agradecemos ao geógrafo e pesquisador Aisur Ignacio Agudo Padrón pela ajuda na identificação. 

Referências
Fernando CarbayoI, Eudóxia Maria FroehlichII  Estado do conhecimento dos macroturbelários (Platyhelminthes) do Brasil / State of knowledge of the macroturbellarians (Platyhelminthes) from Brazil
Biota Neotropica. Vol.8 no.4 Campinas Oct./Dec. 2008 
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate