INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

MARTIM-PESCADOR-VERDE
Chloroceryle amazona (Latham, 1790)

Ordem: Coraciiformes
Família: Alcedinidae

Nome em Inglês: Amazon Kingfisher

O martim-pescador-verde é também chamado de ariramba-verde e martim-gravata (RS).
 

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis - Santa Catarina
Data: 12/09/2014

Características
Mede 29,5 centímetros. Partes superiores verde-metálicas, aparecendo frequentemente como um cinza azulado; colar, partindo da base do bico, e partes inferiores brancas ou amareladas na fêmea; macho com área ferrugínea no peito e sendo que a fêmea tem a mesma área manchada de verde; flancos estriados.

Alimentação
Alimenta-se principalmente de peixes. Para pescá-los utilizam um poleiro baixo, rente à água rasa, e daí capturam os pequenos peixes que surgem na superfície. Alimentam-se também de camarões de água doce e, ocasionalmente, de anuros e larvas aquáticas de insetos. Pode pairar no ar para mergulhar em águas abertas. O macho oferece alimento à fêmea durante a corte. 

Reprodução
Na época de reprodução, o macho e a fêmea escavam o ninho num barranco que margeia um riacho ou próximo a ele; o túnel mede de 1 a 2 metros e termina na câmara onde são postos os ovos que medem cerca de 34 por 27 milímetros. A incubação é tarefa da fêmea no período noturno e partilhada pelo casal durante o dia. Os filhotes abandonam o ninho com 29 ou 30 dias de idade. O casal, freqüentemente, permanece junto durante anos.

Hábitos
Frequenta águas interiores, rios e lagos grandes, sendo pouco comum na orla marinha. As imagens foram registradas no rio do Couro, afluente do rio Itajaí do Norte, no trecho que corta a RPPN Corredeiras do Rio Itajaí. Voa rente ao espelho d’água. Empoleira-se em galhos baixos, ocultos por folhagem densa, passando desapercebido, pois na penumbra sua plumagem esverdeada assume tonalidades escuras. Alisa as penas do píleo com o encontro das asas e balança a cauda verticalmente como outros martins-pescadores. 

Distribuição geográfica
Ocorre do México à Argentina, todo o Brasil.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate