INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

MARRECA-PÉ-VERMELHO - Brazilian Teal
Amazonetta brasiliensis (Gmelin, 1789)


Família: Anatidae
Subfamília: Anatinae
 


Foto: Germano Woehl Junior
Local: Entorno da RPPN Santuário Rã-bugio – Guaramirim (SC)
Data: 09/01/2017 
 


Características
Marreco de pequeno porte, que vive em lagoas e banhados, e até em pequenas coleções d' água, como córregos e poças formadas pela chuva. Seu dimorfismo sexual é caracterizado por: 

Macho: tem o bico vermelho e possui maior quantidade de verde nas asas.
Fêmea: tem o bico preto e manchas brancas na base do bico e acima dos olhos. 

Outra característica que diferencia os sexos é coloração da cabeça (veja esta diferença nas fotos do casal: FOTO 1    FOTO 2    Foto do macho ) e também uma mancha preta que o macho possui na nuca. Como é delimitada gradualmente, e não tem contornos contrastados e bem definidos, passa despercebida, mas observando-se com atenção, nota-se que somente está presente no macho, sendo que na fêmea essa região é marrom. 

Outra distinção entre os sexos é a vocalização, ou seja, o som emitido por cada um: o macho emite um som agudo, muito similar a um assobio; a fêmea, por sua vez, emite um grasnado não muito grave. 

Alimentação
Alimentam-se em banhados ou em pequenas lagoas, seu hábito alimentar filtrador permite que se alimentem de plantas aquáticas, crustáceos e mariscos, além de insetos e minhocas.

Reprodução
Reproduzem geralmente no fim do verão ao começo do inverno, fazem seus ninhos em touceiras perto dos banhados onde depositam seus ovos, têm de seis até nove filhotes (já foram vistas ninhadas com 10 ou 11 filhotes) que ficam com a mãe até atingirem a capacidade de voar.

Na época da postura, a fêmea desenvolve uma protuberância relativamente grande na região posterior do abdome, bem próxima da cloaca, ficando “barrigudinha”, pelo que se sabe claramente que está em fase de postura. Apesar desse fato ser comum em diversas espécies de anatídeos, nessa espécie, tal característica se torna mais evidente por ela possuir a parte traseira do abdome bastante esguia e delgada.

Hábitos
Passam grande tempo dentro da água e nas margens procurando alimento, voam apenas quando estão em perigo, são de hábito diurno mas costumam passear também a noite, são aves que vivem pacificamente muito bem com outros anseriformes como a marreca irerê.


 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate