INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

IRERÊ ou MARRECÃO
Dendrocygna viduata (Linnaeus, 1766)

Família: Anatidae
Subfamília: Dendrocygninae 

Nome em Inglês: White-faced Whistling-Duck 

Outros nomes populares: paturi, marrecão (Baixada Norte de Santa Catarina e Rio Grande do Sul) siriri, marreca-viúva, chega-e-vira, marreca-piadeira e na região de Pombal Paraíba é conhecida como marreca-viuvinha.

Foto: Germano Woehl Junior
Local: Entorno da RPPN Santuário Rã-bugio – Guaramirim (SC)
Data: 16/01/2017


Características
É a sua vocalização que lhe empresta o nome irerê ou paturi, muito agudo e alto, lembrando o barulho de alguns apitos ou o som de brinquedos de borracha.

Alimentação
Assim como outros marrecos alimenta-se basicamente de plantas submergidas e gramíneas nas margens dos lagos, mas também come invertebrados aquáticos, pequenos peixes e girinos.

Reprodução
O ninho é construído no chão entre as toceiras de capins às margens de lagoas e banhados. A fêmea bota de 8 a 14 ovos, sendo que o macho pode ajudar a chocar. Ambos cuidam dos filhotes.

Hábitos
É encontrado em quase qualquer corpo d'água, até mesmo em lagos poluídos. É mais ativo ao amanhecer e anoitecer. Quando em vôo emite o piado característico. Chega a formar bandos de várias dezenas de indivíduos, principalmente durante as migrações sazonais que realiza no sul do país.

Distribuição Geográfica
Ocorre em todo o Brasil e demais países da América do Sul até a América Central. Ocorre também na África, em Madagascar e nas Ilhas Comores. 

Vídeo 
Coreografia de um bando de marreções fugindo de uma forte tempestade
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate