INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

MARTIM-PESCADOR-PEQUENO
Chloroceryle americana (Gmelin, 1788)

Nome em Inglês: Green Kingfisher
Família: Alcedinidae

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio – Guaramirim SC
Data: 22/03/2020

Características
Mede 19 centímetros de comprimento. Partes superiores em verde bem escuro, contrastando com uma faixa branca saliente e sedosa que liga a base do bico à nuca, onde é atravessada pelo penacho nucal; asas atravessadas por 3 linhas transversais de manchas brancas; bases das retrizes externas brancas. O macho tem as partes inferiores brancas com o peito castanho e a fêmea tem peito amarelado ou branco manchado de verde.


Alimentação
Para alimentar-se, pousa na vegetação à beira d'água (entre 1 e 3 metros de altura), de onde observa suas presas antes de mergulhar. Às vezes paira no ar antes de mergulhar. Come pequenos peixes de 3 a 5,5 centímetros, crustáceos, como camarão-de-água-doce (Macrobrachium potiuna), girinos de Phyllomedusa distincta, conforme observações feitas na RPPN Santuário Rã-bugio.

Reprodução
O casal constrói o ninho geralmente num barranco de rio, acima do nível da água. Escava um túnel com cerca de 80 cm, podendo ou não camuflar a entrada do mesmo. Põe geralmente 3 a 5 ovos brancos, que medem em torno de 24 por 19 milímetros, no fundo do túnel. A incubação noturna cabe à fêmea, mas durante o dia ela se reveza com o macho. Como é regra na família, o período de incubação é de 19 a 21 dias e os pais cuidam dos filhotes.

Hábitos
É a espécie mais comum no Brasil. Habita os lagos com rica vegetação aquática, beira de rios pequenos e grandes, manguezais; adapta-se até em pequenas coleções d’água tomada por vegetação palustre, como aguapés e outras plantas aquáticas.

Distribuição Geográfica
Ocorre do Texas e México à Argentina e em todo Brasil.

Subespécies
Possui cinco subespécies reconhecidas:

Chloroceryle americana americana (Gmelin, 1788) - ocorre em toda a região Tropical da América do Sul e nas ilhas de Trinidad e Tobago;
Chloroceryle americana hachisukai (Laubmann, 1942) - ocorre nos Estados Unidos da América desde o extremo Sul do estado do Arizona até o Centro Oeste do Texas e no Noroeste do México;
Chloroceryle americana septentrionalis (Sharpe, 1892) - ocorre nos Estados Unidos da América, desde o Centro do estado do Texas até o Sul da Colômbia e Oeste da Venezuela;
Chloroceryle americana cabanisii (Tschudi, 1846) - ocorre no Oeste da Colômbia e no Oeste do Equador a Oeste dos Andes até o Norte do Chile;
Chloroceryle americana mathewsii (Laubmann, 1927) - ocorre no Sul do Brasil e Bolívia até o Norte da Argentina.

Diferenças no peito entre o martim-pescador-pequeno (Chloroceryle americana) e o martim-pescador-verde (Chloroceryle amazona).

Observar nos machos a existência ou não da faixa verde abaixo da mancha ferruginea no peito, o que é um bom diferenciador entre as duas espécies. Pode-se usar também como diferenciador uma pequena mancha branca presente na parte anterior da região ocular do martim-pescador-verde.

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate