INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

BARBUDINHO
Phylloscartes eximius (Temminck, 1822)

Nome em Inglês  Southern Bristle-Tyrant

Família: Rhynchocyclidae
Subfamília: Pipromorphinae


Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí – Itaiópolis SC
Data: 28/01/2021



Ameaças
Está criticamente ameaçado de extinção no Estado de Santa Catarina. Esta espécie ocorre somente na Mata Atlântica. O desmatamento e fragmentação das matas nas cabeceiras do rio Itajaí do Norte está levando a espécie à extinção.

Características
O barbudinho (Phylloscartes eximius) é um passeriforme pequeno que mede cerca de 12 centímetros e pesa aproximadamente 8 gramas.

Alimentação
O barbudinho alimenta-se principalmente de pequenos insetos que captura por meio de manobras aéreas no estrato médio da floresta.

Reprodução
Sabe-se relativamente pouco a respeito da reprodução do barbudinho. O ninho  é construído com musgo e teias de aranha. É um ninho fechado com uma pequena abertura na porção superior.

Hábitos
O barbudinho tem preferência por florestas próximas a riachos e pequenos lagos A espécie é encontrada principalmente sozinha ou aos pares no estrato médio e alto da floresta, podendo se associar a bandos mistos ou não. Vocaliza intensamente enquanto forrageia, sendo detectado com relativa facilidade.

Distribuição Geográfica
Ocorre somente na Mata Atlântica. Está distribuído desde a região centro-sul do estado de Minas Gerais, ocorrendo até o norte do Rio Grande do Sul e partes do Paraguai e Argentina, na província de Missiones. Em Santa Catarina, foi encontrado nas cabeceiras do rio Itajaí do Norte, em Itaiópolis (RPPN Corredeiras do Rio Itajaí). No sudeste do Brasil, o barbudinho ocorre principalmente em áreas montanhosas, sendo encontrado acima dos 800 metros de altitude. Já na porção sul e interior de sua distribuição, a espécie ocorre em áreas de relevo mais ameno, chegando a ser encontrado em áreas a 100 metros acima do nível do mar. Apesar da grande extensão de ocorrência, o barbudinho é encontrado apenas de forma pontual por essa vasta região, sendo considerado uma espécie rara em boa parte de sua distribuição.


Agradecemos ao ornitólogo Douglas Meyer pela identificação
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate