INTRODUÇÃO
 
 
 
 

INFORMAÇÕES:

MARACANÃ-VERDADEIRA
Primolius maracana (Vieillot, 1816)

Nome em Inglês: Blue-winged Macaw

Familia: Psittacidae

Foto: Germano Woehl Jr 
Local: Entorno da RPPN Corredeiras do Rio Itajaí – Itaiópolis SC
Data: 21/09/2021



Ameaças:
Espécie criticamente ameaçada de extinção no Estado de Santa Catarina.

Características
A maracanã-verdadeira é uma espécie de arara. Mede cerca de 40 cm e não apresenta dimorfismo sexual. Tem coloração verde e possui algumas características incomuns, como a parte de sua face que não possui penas e apresenta coloração pálida contrastando com o bico negro. 


Alimentação
No Sul, a maracanã-verdadeira tem uma preferência especial pelos pinhões das araucárias (de abril a julho). Existe poucos estudos sobre sua alimentação.

Reprodução
A época de nidificação depende da localização geográfica. A postura é de três ovos, cuja incubação dura 26 a 27 dias e é realizada apenas pela fêmea. As crias são altriciais (totalmente dependentes dos pais durante os primeiros tempos de vida). Os juvenis abandonam o ninho depois dos 70 dias de idade.

Hábitos
Habita as borda de matas, às margens de grandes rios.

Distribuição Geográfica
Presente na região Sul, com ocorrência registrada em Itaiópolis SC, nas matas de araucárias, cabeceiras do rio Itajaí do Norte (RPPN Corredeiras do Rio Itajaí), Sudeste e Centro-Oeste, e no Nordeste ocorre no Maranhão, Pernambuco, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia; encontrada também no Paraguai e na Argentina. 
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate