INTRODUÇÃO
 
 
 
 

INFORMAÇÕES:

IRAÚNA-GRANDE
Molothrus oryzivorus (Gmelin, 1788)

Família: Icteridae

Nome em Inglês: Giant Cowbird


Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajai, Itaiópolis (SC)
Data: 24/12/2020


Características
O macho mede de 35 a 38 centímetros de comprimento, a fêmea de 30 a 33 centímetros; pesam de 130 a 176 gramas. Além de maior, o macho apresenta um prolongamento das penas na região do pescoço, o qual está ausente na fêmea.

Alimentação
Procura alimentos em campos abertos, no chão ou em arbustos, onde busca grãos e invertebrados. Retira carrapatos do gado e de cavalos deitados, as vezes pousando sobre eles. Costuma seguir o gado nas pastagem junto com o bando de chopins para revirar o esterco fresco.

Reprodução
Não faz ninho; durante a reprodução ocupa ninhos de outras espécies, como do tecelão. Tem em média 2 ninhadas por estação com 2 ovos cada uma.

Hábitos
Varia de incomum a localmente comum em áreas campestres e pastos - geralmente perto do gado, cavalos e porcos, dos quais retira carrapatos. Pousa em praias e rochas nos rios, árvores altas isoladas e até mesmo sobre capivaras semi-submersas. Vive solitária ou em pequenos bandos.

Distribuição Geográfica
Todas as regiões do Brasil. Encontrada também do México à Argentina e Paraguai e nos demais países amazônicos - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Agradecemos ao ornitólogo e guia de turismo de observação de aves Douglas Meyer pela identificação da espécie
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate