VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

CARÁ
Chusquea meyeriana
 


Família Poaceae
Subfamília: Bambusoideae
Tribo: Bambuseae


Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis SC
Data: 13/05/2021



Cará é uma espécie de bambu da Mata Atlântica. A touceira desta espécie de bambu é denominada popularmente de "carazeiro". Pode atingir 4 cm de diâmetro.

Outra espécie parecida de cara é Chusquea leptophylla, que apresenta diâmetro menor.


Poaceae é a quarta maior família dentre as angiospermas, compreendendo aproximadamente 11.000 espécies, distribuídas em 800 gêneros. Pertencem à família Poaceae as plantas mais importantes na produção de alimentos para a humanidade, como o trigo, o arroz e o milho.

A família Poaceae está dividida em treze subfamílias. Dentre estas, Bambusoideae constitui a principal linhagem de gramíneas de folhas largas associadas a ambientes florestais. Bambusoideae é considerada monofilética, reunindo dois clados, correspondentes às tribos Olyreae (bambus herbáceos) e Bambuseae (bambus lignificados). A tribo Bambuseae inclui principalmente plantas monocárpicas e plurianuais, com colmos geralmente lignificados, de entrenós ocos ou sólidos, diferenciação entre folhas dos colmos e folhas dos ramos, e flores bissexuadas. Os rizomas dos bambus lignificados são bem desenvolvidos, podendo ser paquimorfos, leptomorfos ou anfimorfos, e seu sistema de ramificação é complexo, com colmos desde eretos até escandentes. Ocorrem, em muitos casos, estruturas que raramente são encontradas em outros grupos, como fímbrias e apêndices laterais ou aurículas no ápice da bainha foliar. Na tribo encontram-se plantas com colmos de alguns milímetros até 30 cm de diâmetro, e altura de poucos centímetros até 40 m.

Enquanto que no grupo dos bambus herbáceos a floração é sazonal, no grupo dos lignificados ela é cíclica. O ciclo de floração registrado para as diferentes espécies de bambus oscila entre três e 120 anos. Durante este período, as plantas crescem vegetativamente, depois florescem gregária e simultaneamente, produzem sementes e geralmente morrem. Este fenômeno causa impactos profundos no meio ambiente e é observado há séculos, porém ainda não está totalmente explicado. A tribo Bambuseae inclui 1.290 espécies distribuídas em 70 gêneros, classificados em nove subtribos. Constitui a tribo mais amplamente distribuída de Bambusoideae, ocorrendo dos trópicos até áreas temperadas, com ocorrência de neve vários meses no ano. São encontradas em estado nativo em todos os continentes, exceto na Europa.

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate