INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

GAVIÃO-POMBO-PEQUENO
Amadonastur lacernulatus (Temminck, 1827)

Nome em Inglês:
White-necked Hawk

Família: Accipitridae


Foto: Germano Woehl Junior
Local RPPN Santuário Rã-bugio – Guaramirim SC
Data: 21/08/2021


Ameaçado de extinção 

Espécie endêmica do Brasil. No Paraná é considerada espécie rara com pouquíssimos registros, todos eles na floresta atlântica, onde parece preferir as regiões primitivas.

Características
Possui 43 a 52 cm de comprimento, envergadura 96 cm, asa 29,5 cm, cauda 15,7 cm, bico 2,3 cm e tarso 8,5 cm. O gavião-pombo-pequeno é muito parecido com o gavião-pombo-grande (Pseudastur polionotus), do qual se diferencia principalmente pelo menor porte, vocalização e pela coloração da ponta da cauda, sendo branca com uma faixa terminal preta em Amadonastur lacernulatus e inteiramente branca, sem nenhum barrado e mais curta em Pseudastur polionotus.

Alimentação
Alimenta-se de aranhas, pequenas cobras, roedores, pequenos mamíferos, lagartixas, insetos, aves e mocós. Forrageia animais espantados no solo por formigas-de-correição e por bandos de macacos ou quatis que servem de “batedores”.

Reprodução
Na época da reprodução faz o ninho com galhos secos no alto das árvores.

Hábitos
Ocorre desde o nível do mar até cerca de 900 metros de altitude. Embora passe a maior parte de sua vida sozinho, o gavião-pombo-pequeno pode se juntar a outros bandos de aves para capturar invertebrados e outros pequenos animais. Também há registros de indivíduos seguindo grupos de primatas e até tratores nas lavouras, na tentativa de capturar animais em fuga.

Distribuição geográfica
Ocorre na Mata Atlântica do Brasil Oriental, da Bahia até Santa Catarina.

Agradecemos ao fotógrafo da natureza Rudimar Cipriani pela identificação da espécie
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate