INTRODUÇÃO
 
 
 
 

INFORMAÇÕES:

SUIRIRI-CAVALEIRO
Machetornis rixosa (Vieillot, 1819)

Outros nomes: Bem-te-vi-cabeça-de-estaca, bem-te-vi-carrapateiro (Bahia), bem-te-vi-coroa, bem-te-vi-de-coroa, bem-te-vi-do-gado (Pantanal), cavaleiro, siriri (São Paulo), monta-cavalo, suiriri e suiriri-do-campo (Rio Grande do Sul).

Nome em Inglês: Cattle Tyrant

Família: Tyrannidae
Subfamília: Tyranninae


Foto: Germano Woehl Jr
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajai – Itaiópolis SC
Data: 05/10/2021

Características
Mede cerca de 18 cm. As patas são compridas, o que ajuda a identificá-lo. Espécie sem dimorfismo sexual (macho igual a fêmea). As três espécies, suiriri (Tyrannus melancholicus), suiriri-de-garganta-branca (Tyrannus albogularis) e suiriri-cavaleiro (Machetornis rixosa) são bastante parecidas, distinguindo-se por detalhes sutis na sua forma, na coloração da plumagem e dos olhos e na forma do bico e da cauda. Os adultos destas três espécies apresentam o manto com coloração distinta. No suiriri a coloração do manto é cinzenta, no suiriri-de-garganta-branca  a coloração é cinza-olivácea e no suiriri-cavaleiro a coloração é pardo-olivácea. A região de ocorrência também pode auxiliar na correta identificação da espécie.

Alimentação
Como o próprio nome diz, o comportamento mais conhecido do suiriri-cavaleiro é o seu hábito de seguir bois, antas, capivaras e outros mamíferos grandes para capturar carrapatos e outros parasitas sobre estes animais ou para apanhar os insetos espantados por eles enquanto caminham.

Reprodução
Constrói um ninho de gravetos a cerca de 4 m do solo, mas eventualmente pode ocupar o ninho abandonado do joão-de-barro (Furnarius rufus). Os ovos, brancos ou cor de creme, são incubados pelo casal.

Hábitos
O suiriri-cavaleiro é fácil de ser identificado pelos seus hábitos, especialmente por passar a maior parte do tempo no solo, andando de uma forma que lembra muito o joão-de-barro (família Furnariidae), enquanto os outros tiranídeos com os quais pode ser confundido são mais arborícolas. Vive em paisagens abertas, campos de cultura e parques nas cidades.

Distribuição Geográfica
Ocorre na região centro-leste do Brasil, distribuindo-se desde a Venezuela até a Bolívia, Argentina e Uruguai. É migratório no sul do Brasil.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate