INTRODUÇÃO
 
 
 
 

INFORMAÇÕES:

JURUVA
Baryphthengus ruficapillus (Vieillot, 1818)

Outros nomes populares: birivão, jeruva, pirapaiá e taquara.

Nome em Inglês: Rufous-capped Motmot

Família: Momotidae


Nome: Germano Woehl Jr
Local: Guaratuba PR
Data: 21/10/2023



Ameaças
A juruva-verde tem uma grande extensão de área e uma grande população que se situam em muitas áreas protegidas; contudo, esta está decaindo em decorrência do desmatamento. Apesar disso, a União Internacional para a Conservação da Natureza classifica o status da espécie como sendo pouco preocupante.

Características
Mede 42 centímetros de comprimento e pesa entre 140 e 151 gramas. O macho é igual a fêmea, ou seja, não apresenta dimorfismo sexual.

Alimentação
A juruva-verde apresenta uma grande variedade de alimentação, que incluem: insetos e suas larvas; aranhas; caramujos; pequenos répteis, mamíferos e pássaros; e, em menor grau, frutas. A espécie tem sido observada seguindo formigas-correição para capturar os insetos e pequenos animais que tentam escapar, às vezes, também forrageia em bandos de espécies mistas

Reprodução
Escava seu ninho em formigueiros de saúva no solo ou em barrancas na mata ou ainda em áreas de deslizamentos, de encostas íngremes. Pode aproveitar buraco de tatus no solo e, por vezes, dois casais nidificam lado a lado em túneis separados por apenas 23 centímetros de distância. A postura consta de 2 a 3 ovos brancos.

Hábitos
Ocorre tanto nas baixadas litorâneas quanto nas montanhas até 1200 metros de altitude em matas primárias com sub-bosque de bambus e em matas de encostas ou matas secundárias altas. É uma ave madrugadora, que costuma cantar ao final da noite, pouco antes do amanhecer. Quem não conhece seu canto pensa se tratar de uma coruja. Ativo durante o dia, gosta de ciscar no solo onde passa um bom tempo. Costuma ficar no interior da mata. Voa frequentemente aos casais, acompanhando bandos mistos ou correições de formiga no sub-bosque.

Distribuição Geográfica
Ocorre predominantemente nas regiões de Mata Atlântica do Sudeste e Sul do Brasil e também nos Estados de Mato Grosso do Sul, Bahia e Goiás. Em Santa Catarina já foi registrada em Itaiópolis nas cabeceiras do rio Itajaí do Norte (alto vale do rio Itajaí). Ocorre também na Província de Missiones (Mata Atlântica de interior), Argentina e Paraguai. 

Canto da JURUVA - Video mostra Juruva cantando
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate