INTRODUÇÃO
 
 
 
 

INFORMAÇÕES:

CHIMANGO
Milvago chimango (Vieillot, 1816)

Outros nomes: como caracará, caracaraí, chima-chima, chimango-carrapateiro, chimango-do-campo, ximango e gavião-chimango.

Nome em Inglês: Chimango Caracara

Família: Falconidae
Subfamília: Caracarinae


Foto: Germano Woehl Jr
Local: Itaiópolis SC
Data: 10/11/2021


Características
Mede entre 37 e 43 centímetros de comprimento e pesa entre 289 e 300 gramas. Sua envergadura mede entre 80 e 99 centímetros de comprimento . Diferencia-se do carrapateiro (Milvago chimachima), pois suas penas são marrons com as franjas mais claras. A parte inferior das asas é de tonalidade castanha, com manchas escuras.

Alimentação
É capaz de adaptar-se a alimentação variada: come parasitas do gado, carniça (condição saprófaga oportunista), ovos de tartaruga, pega filhote nos ninhos e chega a atacar aves adultas.
É uma ave rapinante que preferencialmente se alimenta de carniça, embora possa atacar animais que perceba feridos ou doentes, incluindo ovelhas e até mesmo cavalos. Oportunista, pode usar a força do grupo para atacar qualquer presa.

Reprodução
O casal constrói o ninho junto, trazendo materiais que encontram nos arredores, também podendo ocupar os já feitos por outras aves. Realiza postura de um a cinco ovos, com um período de incubação de cerca de 26 a 27 dias. A nidificação pode ser separadamente ou em colônias. A postura ocorre a partir de setembro, sendo o mês de outubro o de maior produção. Constroem seus ninhos sobre a vegetação, e a preferência pela espécie ou localização não parece ter importância.
A incubação dura de 26 a 32 dias. Depois de cinco semanas os filhotes deixam o ninho. O casal compartilha as responsabilidades nos cuidados do ninho: construção, defesa, choco e alimentação dos filhotes.

Hábitos
Vive em regiões campestres, campos de cultura, beira do mar e praias, enfim em qualquer lugar aberto. É gregário, ou seja, vive em bandos. Beneficia-se pela expansão de áreas agropecuárias. É encontrado em todo tipo de terreno onde a vegetação não seja muito alta, das regiões costeiras às planícies dos Pampas. É também encontrado em bosques desprovidos da vegetação secundária. Habita desde o nível do mar até uma altitude de 1500 metros.

Distribuição Geográfica
Ocorre da Terra do Fogo ao Paraguai, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Também registrado na Bolívia, Goiás e Rio de Janeiro. Em particular em porções litorâneas, tornando-se gradativamente menos frequente no perímetro sul-norte e nos planaltos do interior de Santa Catarina. 

Agradecemos ao fotógrafo Rudimar Cipriani pela identificação
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate