INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

CHUPA-DENTE
Conopophaga lineata (Wied, 1831)

Nome em Inglês: Rufous Gnateater

Família: Conopophagidae


Foto e gravação do canto: Germano Woehl Jr
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí – Itaiópolis SC
Data: 13/01/2022


Características
Mede entre 11,5 e 14 centímetros de comprimento e pesa entre 16 e 27 gramas.
Sexos quase iguais, o macho de colorido semelhante ao da fêmea do cuspidor-de-máscara-preta (Conopophaga melanops), não tendo contudo o desenho negro nas costas. Pardo, barriga brancacenta, maxila esbranquiçada, apresenta tufo pós-ocular branco vistoso, sobrancelha pode faltar, na fêmea tufo cinza ou ruivo.

Possui duas subespécies reconhecidas:

Conopophaga lineata lineata (Wied-Neuwied, 1831) ocorre no leste do Brasil nos estados de Pernambuco, Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul. 

Conopophaga lineata vulgaris (Ménétriés, 1835) ocorre do sudeste do Brasil até o leste do Paraguai, nordeste da Argentina e leste do Uruguai.

Alimentação
Alimenta-se de pequenos artrópodes. Solitário ou aos casais, forrageia próximo ao solo, frequentemente sobre poleiros verticais no interior ou nas bordas das matas.

Reprodução
Nidifica próximo ao solo ou a pouca altura. Durante a época de reprodução, quando também canta, o macho produz, no crepúsculo, um ruído forte, “brrro-brrro-brrro”, com as primárias apicalmente alargadas, o que é mais nítido na segunda e terceira primárias externas; pode até modular e prolongar este ruído de acordo com o trecho que transpõe voando, continua com este zunido quase que pela noite adentro. Fora do acasalamento voa silenciosamente.

Hábitos
Ocorre em matas secas, matas de galeria, matas mesófilas, e em certas matas úmidas entre 300 e 2400 metros. Atende rapidamente ao “playback” de seu chamado e entoa seu canto em horários de crepúsculo. Na RPPN Corredeiras do Rio Itajai em Itaiópolis é encontrada na mata mais úmida e com pouca luz chegando ao solo, ao longo do vale do rio do Couro, na parte de floresta primária de árvores altas, mas ocupa o sub-bosque, que é bem sombreado .

Distribuição Geográfica
Ocorre na regiões Sul e Sudeste, Goiás (região leste, de Mata Atlântica) e sul da Bahia. Fora do Brasil ocorre no Paraguai, leste de Uruguai e Província de Missiones, Argentina (Mata Atlântica de interior).

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate