INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

JOÃO-PORCA
Lochmias nematura (Lichtenstein, 1823)

Outros nomes populares: capitão-da-porcaria, joão-do-riacho, joão-suiriri, presidente-da-porcaria, tiriri, siriri e tridi.

Nome em Inglês: Sharp-tailed Streamcreeper

Família: Furnariidae
Subfamília: Furnariinae


Foto e gravação do canto (ouvir 1): Germano Woehl Jr
Local: Margens do rio Itajaí na RPPN Raso do Mandi - Itaiópolis SC
Data: 13/01/2022


Características
Mede cerca de 15 centímetros de comprimento. Bico longo, delgado e levemente curvo. Marrom-escuro por cima, com sobrancelha de manchas brancas, manto mais castanho; cauda preta. Por baixo, marrom escuro todo pintado de branco, pernas rosadas. Inconfundível.

Alimentação
Procura presas na vegetação pantanosa, removendo as folhas com o bico. Às vezes procura-as também na lama de chiqueiros e esgotos, o que lhe valeu alguns de seus nomes populares. Alimenta-se de insetos, anelídeos, aracnídeos e pequenos anfíbios.

Reprodução
Faz ninho em barrancos sombreados, cavando com o bico uma longa galeria, em cuja extremidade terminal constrói um ninho esférico com entrada lateral, usando raízes e outros pedaços de plantas. Põe 2 ovos brancos.

Hábitos
Habita o chão, ou suas proximidades, em florestas úmidas, florestas em montanhas e capoeiras, porém sempre em vegetação densa à beira de água corrente de rios e igarapés, podendo ser raro ou localmente bastante comum. Vive solitário e desloca-se pulando pelo chão.

Distribuição Geográfica
Do sul da Bahia, em direção oeste, até Goiás e Mato Grosso e, em direção sul, até o Rio Grande do Sul. Encontrado também no Paraguai, Uruguai, Argentina e, localmente, na Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Panamá.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate