INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

CORÓ-CORÓ
Mesembrinibis cayennensis (Gmelin, 1789)

Outros nomes populares: Caraúna, curubá, curicaca-parda, tapicuru, íbis verde e coroca. 

Nome em Inglês: Green Ibis

Família: Threskiornithidae


Foto: Germano Woehl Jr
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis SC
Data: 17/02/2022


Características
Adulto mede entre 48 e 56 centímetros de comprimento. Pesa entre 715 e 785 gramas. Ambos os sexos são similares, não aparentando dimorfismo sexual. O filhote apresenta coloração cinza escuro com um anel periocular branco, que permanece por algum tempo, mas desaparece com a idade.

Alimentação
Alimenta-se de invertebrados como minhocas, insetos, crustáceos e moluscos e também de plantas aquáticas.

Reprodução
Nidifica na mata alta e alagada, construindo seu ninho em plataformas sobre os galhos. Os filhotes são parecidos com os pais, mas com menor intensidade de brilho nas penas.

Hábitos
O coró-coró é frequente nas matas úmidas e escuras. É o único membro florestal da família. Na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí, em Itaiópolis SC, habita as margens do rio Itajaí do Norte.
Antes mesmo de raiar o sol ele deixa o pouso dentro da mata e sai a gritar, tanto em voo como no solo. Ave muito arisca, ao notar alguém nas proximidades alça voo seguido de gritos roucos e agudos (K'ró-k'ró-k'ró-K'ró-k'ró-k'ró-), semelhante ao timbre de um peru. Vocaliza um som baixo, rouco, curto e ascendente, semelhante a um ronco ( K'rrróóó - k'rrróóó ), usado como territorial ou quando se comunica com outros indivíduos próximos. Também vocaliza muito durante as primeiras horas do dia, com gritos trêmulos e roncos altos que podem ser ouvidos a vários metros de distância. Nesta vocalização (quando pousado), balança a cabeça e o pescoço rapidamente, inclinando o bico para cima, parecendo fazer uma encenação de display. Seu voo é semelhante ao das demais espécies da família, batendo levemente as asas para frente, com as pernas penduradas e o pescoço esticado.

Distribuição Geográfica
Habita desde a região do Panamá até o Paraguai e Argentina e em quase todo o Brasil.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate