INTRODUÇÃO
 
 
 
 

INFORMAÇÕES:

TUCANO-DE-BICO-PRETO
Ramphastos vitellinus Lichtenstein, 1823

Outros nomes populares: Canjo (Mato Grosso) e tucano-de-peito-amarelo e tucano-pacova.
Nome em Inglês: Channel-billed Toucan

Família: Ramphastidae


Nome: Germano Woehl Jr
Local: Balneário Barra do Sul SC
Data: 23/10/2022


Ameaças
É considerado ameaçado de extinção categoria vulnerável (VU) na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN)

Características
Mede cerca de 46 centímetros de comprimento. Sua principal característica, o bico negro, é comprimido lateralmente na parte superior, característica visível conforme a iluminação, onde se percebe uma espécie de vinco. O bico pode ser todo negro, ou negro com uma linha amarelada na parte superior como em algumas espécies. amazônicas (norte de RR, sul do AM ao sul do rio Negro e AC). Na base do bico há uma linha vertical que pode ser toda amarela (espécies ariel e culminatus) ou toda azul (espécie vittelinus) ou ainda com ambas as cores nas duas partes, como nos indivíduos do Acre ( na espécie tucano-de-papo-branco essa linha é amarela em cima e azul em baixo, o que ajuda a diferenciar uma espécie da outra). Ao redor do olho há uma área nua que pode ser vermelha (espécie ariel) ou azul (espécie vittelinus, citreolemus e culminatus). O papo varia de totalmente branco (espécie encontrada no Acre), indo ao amarelo até o laranja vivo (espécie ariel). Conforme a região, ainda podemos encontrar variações dessas combinações. Há uma faixa vermelha na parte inferior que separa as penas do peito do resto da plumagem negra. As coberteiras inferiores são vermelhas, e as superiores podem ser vermelhas ou amarelas. Pés cinza azulados.

Alimentação

Além de frutos alimenta-se também de artrópodes em geral (inclusive cupins, no cupinzeiro e em revoada), aranhas, ovos, filhotes de outras aves, anfíbios, morcegos e gambás. Devido aos hábitos predatórios em ninhos, costuma ser afugentado por tyrannídeos, da mesma forma que alguns gaviões. Bebe água armazenada no interior de bromélias.

Reprodução
Faz ninho em cavidades de árvores, a cerca de 10 metros do chão. Põe de 2 a 4 ovos e o período de incubação é de 18 dias. A fêmea incuba os ovos sozinha, sendo alimentada pelo macho durante o período.

Hábitos
Comum na copa de florestas úmidas, tanto em seu interior quanto nas bordas, e em capoeiras altas. Vive em bandos de tamanhos variáveis, porém nunca muito grandes. Como os demais tucanos, vários indivíduos dormem juntos.

Distribuição Geográfica
Presente em duas áreas distintas, uma que abrange toda a Amazônia e o Centro Oeste até o Maranhão, e outra que abrange a região de Mata Atlântica, desde Pernambuco até Santa Catarina. Já foi observada a ocorrência no alto vale do rio Itajaí, na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí, no município Itaiópolis SC. No Nordeste só não é encontrado nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. Encontrado também nas Guianas, Venezuela e Bolívia.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate