INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

CIGARRINHA-DO-SUL - Fêmea
Sporophila falcirostris (Temminck, 1820)

Outros nomes populares: Papa-capim,  chiadora, cigarrinha, cigarra-verdadeira, papa-capim-da-taquara, patativa-chiadora, cigarra-rainha (RJ).

Nome em Inglês: Temminck's Seedeater

Família:     Thraupidae
Subfamília: Sporophilinae

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio – Guaramirim – SC
Data: 27/01/2023


AMEAÇAS
Espécie ameaçada de extinção na categoria de Vulnerável da lista vermelha da IUCN.

Características
Mede 12 centímetros de comprimento. Papa-capim de bico enorme, com a maxila mais estreita que a mandíbula. Emite constantemente seu canto repetitivo composto por notas muito agudas , rápidas e límpidas (semelhante às Cigarras dos gêneros Tiaris e Haplospiza. É sintópico com o pixoxó.
O macho é basicamente de coloração cinza-azulada pálida, tornando-se branca ao longo da porção central do ventre. Apresenta um espéculo branco na asa e um largo bico de coloração amarelada. O crisso e as penas infracaudais apresentam tons na coloração acastanhada. À semelhança de outros Sporophilas, as fêmeas são menos distintas, sendo predominantemente marrons com um bico escuro. Os imaturos da espécie apresentam plumagem semelhante à das fêmeas, entretanto, com o tempo os machos jovens vão adquirindo sua plumagem característica cinza-azulada, mesmo mantendo o bico escuro, que só atinge sua coloração característica quando atingem a maturidade sexual.

Alimentação
Procura por sementes dos taquarais na Mata Atlântica, os quais frutificam irregularmente (os períodos podem ter intervalos de anos) em pequenas touceiras isoladas nas bordas das matas. Alimenta-se também de grãos de arroz em desenvolvimento nas plantaçãoes. Na RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim (SC) foi observado se alimentando das folhas novas de bambu, geralmente na axila da folha ou gema axiliar. Estas fotos mostram uma fêmea da cigarrinha do sul se alimentando de folhas de bambu Foto 1 , Foto 2 , Foto 3 . Nesta Foto a cigarrinha do sul está rasgando uma folha desenvolvida de bambu. Esta Foto mostra que a cigarrinha do sul come o broto da folha do bambu.

Reprodução

Tem em média duas ninhadas por estação, com 3 ovos cada uma.

Hábitos
Vive na Mata Atlântica de encosta a aproximadamente 200m de altitude. Tem hábitos migratórios e sua população vem declinando nas últimas décadas. Em Guaramirim SC, baixada norte, aparece no início de janeiro, onde habita durante algumas semanas uma grande touceira de bambu exótico sem frutificação e se alimenta dos brotos das folhas do bambu, nas extremidades. Procura por seu alimento (sementes de bambu ou broto das folhas). Podem passar todo o tempo próximo de uma touceira de bambu em frutificação até que acabem suas sementes, só então partindo para outro local.

Distribuição Geográfica
Ocorre na Mata Atlântica do sul da Bahia a Santa Catarina.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate