INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

SANHAÇO-DE-FOGO
Piranga flava (Vieillot, 1822)

Outros nomes populares:
Canário-do-mato, queima-campo, mãe-do-sol, canário-baeta, canárinho-são-joão (Minas Gerais) e tiê-sangue-de-boi.

Nome em Inglês: Hepatic Tanager

Família:  Cardinalidae


Foto: Germano Woehl Jr
Local: Itaiópolis SC
Data: 01/06/2023

Ameaças
Em Santa Catarina é uma espécie rara. Está ameaçado por tráfico de animais, sendo muito visado para ficar preso em gaiola, por causa da cor muito chamativa do macho (vermelho carmim), onde não resiste por muito tempo.

Características
Mede entre 17 e 19 centímetros de comprimento e pesa entre 30 e 40 gramas.
O sanhaço-de-fogo apresenta acentuado dimorfismo sexual. O macho é facilmente identificado pelo colorido vivo quase totalmente vermelho carmim.  A fêmea é muito diferente, é amarela esverdeada, conforme pode ser visto nas imagens da galeria de fotos, clique aqui .

Subespécies

Piranga flava saira (Spix, 1825) - leste e sul do Brasil. Ambas as margens do Rio Amazonas, no Amapá e centro do Pará; nordeste do Brasil, desde o centro do Maranhão e Piauí indo ao sul e leste até o Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Machos possuem coloração vermelho carmim.

Piranga flava flava (Vieillot, 1822) - sudeste da Bolívia, desde Cochabamba ao sul de Santa Cruz, Paraguai e centro-norte da Argentina e Uruguai.

Piranga flava macconelli (Chubb, 1921) - sul da Guiana e extremo norte do Brasil, em Roraima, até o sul do Suriname; possivelmente também na Guiana Francesa.

Piranga flava rosacea (Todd, 1922) - leste da Bolívia, especificamente no leste de Santa Cruz.

As subespécies macconnelli e saira são extremamente semelhantes e, talvez, possam ser agrupadas em saira.

Alimentação
Alimenta-se de insetos, frutas, folhas, botões e também néctar. Frequentam comedouros com frutas (bananas). Em Itaiópolis SC, um casal de sanhaço fogo foi filmado e fotografado se alimento dos frutos de alfeneiro ou ligustro (Ligustrum lucidum), espécie de árvore invasora muito utilizada para arborização urbana. Assista ao vídeo abaixo e veja as fotos na galeria do registro no local.

Reprodução

Reproduz o ano todo em certos locais e consta que, às vezes, usa ninhos da rolinha-roxa (Columbina talpacoti) como base para o seu ninho. A fêmea põe 2 a 5 ovos, verde-azulados com pintas esparsas pretas ou avermelhadas, que incuba sozinha por 12 a 16 dias. As fêmeas criam, às vezes, filhotes de outra espécie como o chopim (Molothrus bonariensis).

Hábitos

Pousa abertamente no topo de árvores altas (em contraste com Ramphocelus), desloca-se em voo impetuoso na altura das copas. Vive em mata rala e decídua e cerrado. No Sul, habita as Matas de Araucárias

Distribuição Geográfica
Expande sua distribuição na faixa litorânea do Brasil, beneficiado pela devastação das matas. Ocorre nas Guianas, Roraima, Nordeste do Brasil até o Rio Grande do Sul.

Assista ao vídeo do casal de sanhaço fogo se alimentando dos frutos de Alfeneiro (Ligustrum lucidum),  espécie de árvore invasora muito utilizada para arborização urbana, que também é conhecida como ligustro.

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate