Informações Gerais Borboletas Mariposas Lagartas Crisálidas
Abelhas, Vespas & Formigas Besouros Bicho-pau e Louva-deus Aranhas Moluscos
Crustáceos Moscas Percevejos Outros invertebrados  
 
 
 
 

INFORMAÇÕES:

Nephila clavipes (Linnaeus, 1767)

Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Subordem: Araneomorphae
Família: Nephilidae

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio, Guaramirim (SC)

Características
É uma espécie comum de aranha. Suas grandes dimensões, seu formato e sua bela coloração a torna distinta entre as demais aranhas. Como é comum nas espécies do mesmo gênero (Nephila), a fêmea é muitas vezes maior do que o macho.

Hábitos
As fêmeas destas aranhas constroem teias enormes, muito bem elaboradas e simétricas, as vezes chegando à 1 metro de diâmetro. Elas as elaboram estrategicamente entre os galhos das àrvores, numa altura em que costumam voar insetos como borboletas, mariposas, gafanhotos, dentre outros, das quais ficam presos na teia e de que essas aranhas se alimentam.
A seda pegajosa de sua teia é conhecida por sua grande resistência, sendo as vezes comparada com cabos de aço (no sentido proporcional). Tamanha resistência faz com que até mesmo pequenos pássaros, em pleno vôo, sejam capturados pela teia.

Hábitat
No Brasil, estas aranhas são encontradas por toda a Mata Atlântica, inclusive em áreas urbanizadas. Por ser um animal peçonhento, estas aranhas, naturalmente, podem picar o homem. Entretanto, não são animais agressivos, dificilmente abandonam suas teias e a ação de seu veneno não tem importância médica, causando no homem apenas vermelhidão e leve dor no local da picada. Exceções ocorrem nos casos em que a vítima é alérgica a este tipo de picada, onde neste caso, deve-se procurar atendimento médico. 

Distribuição Geográfica
Vive nas regiões mais quentes das Américas, podendo ser encontrada da Argentina aos Estados Unidos, o que inclui também o Brasil.


Agradecemos ao biólogo João P. Burini pela identificação.




 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate