VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

CAMALEÃO
Enyalius iheringii


Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Polychrotidae

Fotos vídeo: Germano Woehl Jr.
Local: RPPN SANTUÁRIO RÃ-BUGIO - GUARAMIRIM - SC

Nossos agradecimentos ao Prof. Dr. Miguel Trefaut Rodrigues, do Instituto de Biociências, Departamento de Zoologia da Universidade de São Paulo, que gentilmente nos identificou a espécie.

DESCRIÇÃO:
O camaleão é uma espécie de lagarto que mede cerca de 30 cm e possui a incrível capacidade de mudar a cor, ficando camuflado no ambiente. Em 1 min é capaz de alterar completamente sua cor (veja nas fotos as várias cores que ele pode adquirir). O camaleão é um lagarto da família Polychridae. 

O macho se distingue por apresentar uma coloração uniforme (geralmente verde) e ser menor. Veja as imagens na GALERIA DE FOTOS.

ECOLOGIA:
Tem hábito diurno, vive tanto chão, sobre a camada de folhas secas (serapilheira), como nos troncos (geralmente numa altura não superior a 2,5 m) e galhos baixos das árvores e arbustos, sempre imóvel e muito bem camuflado – quando está no chão, costuma dar um disparo, buscando refúgio. Costuma permanecer até duas semanas no mesmo local, fazendo pequenos deslocamentos neste período.

Fica à espreita de insetos e outros invertebrados; nos troncos costuma capturar muitas cigarras (veja uma das fotos), que demora um pouco para engolir (5 a 10 min). Dorme suspenso sobre os galhos ou ramos secos enroscados ou bromélias, onde ás vezes se refugia entre as folhas secas, na parte inferior da planta. 

O camaleão come a própria pele que se desprende de seu corpo no processo natural de mudança de pele. Como a pele do camaleão é rica em cálcio, ele não a desperdiça, reaproveitando nutrientes valiosos. Esta cena pode ser vista no vídeo abaixo.

VÍDEOS:


 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate