INTRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA AGRADECIMENTOS
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

CAPIVARA
Hydrochaeris hydrochaeris


Foto: Germano Woehl Jr. 

Parque da Cidade - São José dos Campos (SP) 26 de setembro 2004.

AMEAÇAS:
A caça indiscriminada tem provocado o desaparecimento deste animal em muitos lugares. A perda do habitat e sua fragmentação (que provoca isolamento de populações) devido aos desmatamentos, representam uma séria ameaça à espécie. A poluição dos rios também afeta estes animais porque eles vivem boa parte do tempo dentro da água.

DESCRIÇÃO:

É o maior roedor do mundo, medindo até 1,30 m de comprimento e 50 a 60 cm de altura. Pode pesar até 100 kg, mas o seu peso médio é de 50 kg para as fêmeas e 60 kg para os machos.
Há muita variação individual quanto à cor da pelagem: seu pêlo varia de castanho-escuro à marrom avermelhado com a região ventral marrom-amarelada. O corpo é gordo e pesado com pernas relativamente curtas. A cauda é tão pequena que parece não existir. Os dedos possuem unhas grossas semelhantes a cascos e entre eles existe uma membrana natatória que é curta. A fêmea tem 6 pares de tetas. 

ALIMENTAÇÃO:
É um animal herbívoro (isto é, alimenta-se de plantas), alimentando-se de 3 a 4 kg de vegetação fresca por dia, como plantas aquáticas, capim e outros vegetais.  Por serem roedores os dentes incisivos crescem continuamente, alguns milímetros por semana, para compensar o desgaste. 

REPRODUÇÃO:
A maturidade sexual é atingida com 1 ano e meio. A fêmea procria geralmente uma vez por ano. O período de gestação é em torno de 5 meses, nascem em média 4 filhotes já bem desenvolvidos com o corpo coberto de pêlos e os olhos abertos. São amamentados durante 4 meses. No período de acasalamento, o macho exala uma substância para atrair a fêmea e marcar território. 

OBSERVAÇÕES:
Animal de hábitos diurnos e crepusculares. Aprecia muito ficar dentro d’água, onde quase sempre faz a cópula. A presença é fácil de ser notada através das fezes em forma de pelotas arredondadas com as pontas estreitadas e pelas pegadas. Vive em grupos de 8 a 16 indivíduos ou mais, formados por machos, fêmeas de várias idades e filhotes.
Emite sons para reunir o grupo e quando está assustada ou irritada. Ao sentir-se ameaçada procura refugio na água, nadando e mergulhando com bastante habilidade. Pode ficar submersa por até 10 minutos. Vive entre 8 e 12 anos.

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate