INTRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA AGRADECIMENTOS
 
 
 
 

INFORMAÇÕES:

CUÍCA-DE-CAUDA-GROSSA
Lutreolina crassicaudata


AMEAÇAS:
A destruição de seu habitat natural, de onde retira seu alimento e procura abrigo, vem diminuindo sua ocorrência em nossa região. A poluição de nossos rios, locais onde constroem seu abrigo, prejudica sua locomoção aquática e torna escassos os peixes dos quais se alimentam, assim como a caça predatória também contribuem para seu desaparecimento.

DESCRIÇÃO:

O tamanho deste gracioso marsupial é de 46 a 73 cm com a cauda e chega a pesar de 200 a 820g. A coloração geral é marrom-amarelada, sendo o lado ventral mais claro. O corpo é alongado, as pernas relativamente curtas. A cauda é grossa e semi-preênsil, com base bastante peluda, o resto quase sem pêlos, com a ponta nua e de coloração esbranquiçada. A fêmea apresenta somente uma dobra de pele no ventre, não formando uma bolsa verdadeira. É nesta região que se localizam as mamas, em número de aproximadamente nove. 

ALIMENTAÇÃO:
Alimenta-se de pequenos mamíferos como ratos, pássaros, cobras, lagartos, camaleão, peixes, lagartas, rãs, pererecas, sapos e frutos. 

REPRODUÇÃO:
Ocorre entre a primavera e o verão. O período de gestação é de aproximadamente duas semanas e nascem, em média, 9 filhotes. 

OBSERVAÇÕES:
A cuíca-da-cauda-grossa habita diversos tipos de ambientes, como floresta densa, campos e banhados. Possui hábitos noturnos. Constrói seu ninho em arbustos próximos da água, também abriga-se em tocas, ninhos de aves e buracos das árvores. É ótima nadadora e bastante ligeira.

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate