INTRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA AGRADECIMENTOS
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

CUÍCA-DA-ÁGUA
Chironectes minimus


AMEAÇAS:
Devido a grande devastação da floresta atlântica e destruição da mata ciliar as populações de cuíca da água encontram-se bastante reduzidas. A poluição de nossos rios e lagos também tem contribuído para seu extermínio.

DESCRIÇÃO:

São os únicos representantes da ordem marsupialia no Brasil, sendo a maior parte das espécies de pequeno tamanho e pouco conhecidas. É um marsupial de coloração geral cinza-esbranquiçado, listrado. Na parte ventral a coloração do pêlo é branco-amarelado. A cauda semi-preênsil é maior que o comprimento da cabeça e do corpo, grossa, recoberta de pêlos na base e nua em todo a sua extensão.
Possui bolsa ventral completa e patas superiores palmadas, com os dedos internamente ligados por membrana interdigital. Possui cinco dedos nas quatro patas, sendo o polegar oponível e as patas posteriores desprovidas de garra. 

ALIMENTAÇÃO:
Alimenta-se de pequenos peixes, caranguejos, camarão-de-água-doce, girinos e insetos aquáticos como ninfa de libélula e também aranha da água. 

REPRODUÇÃO:
O nascimento dos filhotes prematuro, ainda em estágio fetal, após uma gestação de 12-13 dias. Completam seu desenvolvimento fora do útero materno, presos às glândulas mamarias que está protegida por uma bolsa denominada marsúpio (bolsa marsupial). 

OBSERVAÇÕES:
A distribuição desta espécie inclui o México, toda a América do Sul desde a Venezuela, Guianas para o Sul até o Paraguai e Norte da Argentina. Como grande parte dos animais tem hábito predominantemente arbóreo. Hábitos noturno e crepuscular. É solitário e vive próximo a rios e lagoas.
Constrói ninhos de folhas e gramíneas, refugiando-se durante o dia às margens da água. É considerado naturalmente raro na maior parte da área de ocorrência o que, somado à diminuição de seu hábitat natural, indica a vulnerabilidade da espécie.

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate