INTRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA AGRADECIMENTOS
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

COTIA ou CUTIA
Dasyprocta azarae


Foto: Germano Woehl Jr. 
Na natureza, na RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim, SC.


AMEAÇAS:
Caça e perda e fragmentação do hábitat (desmatamentos). É um dos mamíferos mais perseguidos pelos caçadores. A forma mais comum de caçá-las é através de armadilhas, uma caixa com comida (banana, geralmente) cuja tampa se fecha quando a cotia entra. Depois, ela é morta com uma espécie de espeto de ferro, introduzida pelas frestas da própria caixa que serve de armadilha.

DESCRIÇÃO:

Mede de 50 a 60cm e pesa de 1 a 3 kg. A cauda é rudimentar como na capivara. A coloração geral é marrom-avermelhada, sendo o lado ventral mais claro. A região próxima à cauda é mais avermelhada. Os membros dianteiros são curtos e têm cinco dedos providos de fortes unhas. Os posteriores são longos e tem três dedos também com fortes unhas. O membro posterior alongado auxilia a cotia a pular.

ALIMENTAÇÃO:
Herbívora alimenta-se de frutos tais como bacupari (Rheedia gardneriana), cambucá, palmito, ingá entre outros, e talos de palmito jovem. Este animal pode estocar um grande número de frutos, enterrando-os para alimentação posterior, assim acaba por não consumir uma parte deles, que, desta forma, acabam germinando. Desta forma a cotia contribui para dispersar as plantas e garantir a perpetuação das espécies.

REPRODUÇÃO:
Atinge a maturidade sexual com 1 ano e tem de 2 a 3 filhotes. 

OBSERVAÇÕES:
A cotia vive em regiões com floresta densa, ou em matas ralas. Ocorre também no cerrado. É mais ativa durante as horas crepusculares, apesar de poder ser vista durante o dia em regiões onde não sofre perseguições. Procura como abrigo tocas que constrói em barrancos, ocos de árvores caídas e sob raízes. Vive praticamente solitária e quando pressente algum perigo costuma ficar parada, tentando passar despercebida. Ao comer, a cotia costuma segurar o alimento com as patas dianteiras, ficando sentada sobre as patas traseiras. Este hábito de usar os membros na alimentação é bastante comum entre os roedores.

VÍDEOS: 
Dispersão de sementes: Cotia a plantadora de árvores. Veja como a cotia escondendo e plantando as sementes de bacupari (Rhedia gardineriana) na RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim SC

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate