INTRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA AGRADECIMENTOS
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

FURÃO
Galictis cuja


Foto: Germano Woehl Junior
Local: Zôo de Pomerode - Santa Catarina
Data: Janeiro/2004


Ameaças
Perda de hábitat - redução e fragmentação - devido aos desmatamentos e caça. 

Descrição
Mede de 55 a 64 cm de comprimento total (incluindo a cauda) e pesa em torno de 1kg. Pode haver variação de sua coloração entre as populações, ou entre os indivíduos. Os dedos dos pés e mãos possuem unhas compridas. A fêmea tem 3 pares de mamas. 

Alimentação
De regime alimentar quase sempre carnívoro, come pequenos mamíferos, ratos sobretudo; pode ser excelente controlador da população de roedores. Se alimenta também de pássaros, anfíbios e pequenas cobras e largartos. 

Reprodução
Com 1 a 2 anos de idade já pode reproduzir. O período de acasalamento, gestação e nascimento ocorre entre março e outubro. A cada gestação, que dura de 40 e 65 dias, nascem de 2 a 5 filhotes. 

Obervações
Freqüenta florestas e regiões de campos. Tem hábitos terrestres, como a grande maioria dos mamíferos. Consegue correr muito bem por entre a vegetação fechada e baixa devido ao formato do seu corpo. Também sabe nadar e trepar com habilidade. É ativo durante o dia e a noite. Quando está descansando procura abrigar-se sob raízes de árvores, fendas em rochas e túneis abandonados. Pode também cavar sua própria toca. Vive solitário, aos pares ou em grupos. Reunidos em grupos costumam ficar brincando uns com os outros. Ao sentir-se ameaçado, exala um cheiro muito forte e nauseante, sendo quase impossível ficar próximo do animal.

 

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate