INTRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA AGRADECIMENTOS
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

GATO-DO-MATO-PEQUENO
Leopardus guttulus

Família: Felidae

Foto: Câmera de trilha - Bushnell modelo 119440
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis - Santa Catarina
Data: 30/10/2013 - Horário: 9h20min



AMEAÇADO DE EXTINÇÃO


Ameaças
A destruição das florestas e a caça predatória (pelo homem) ameaçam sua sobrevivência. Sua ocorrência sempre foi rara, fato comum para os animais que estão no topo da cadeia alimentar. A captura criminosa para o tráfico de animais silvestres também contribui para sua extinção na natureza. 

Descrição
É a menor espécie de felino silvestre do Brasil. O comprimento total (incluindo a cauda) vai de 60 a 97 cm. O macho é maior que a fêmea. Tem porte e proporções corporais semelhantes ao gato doméstico e patas pequenas. A coloração geral do pelame é variável com tons cinza-amarelados, ficando esbranquiçada no lado ventral. Os pêlos, de aspecto um pouco áspero, não estão voltados para frente na região da nuca. 

Alimentação
É carnívoro, alimenta-se de ratos, preás, pássaros, pequenas cobras, lagartixas, sapos, rãs, pererecas e insetos. Tem preferência por ratos e lagartos. Na galeria de fotos estão registradas as imagens de um gato-do-mato se alimentando de uma cobra-coral. O registro foi feito na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí, em Itaiópolis (SC).

Reprodução
Pode se reproduzir com cerca de 11 meses de idade. Depois de um período de gestação que varia de 63 a 76 dias, a fêmea tem de um a quatro filhotes por parto. Estes nascem de olhos fechados e mamam até terem mais ou menos um mês e meio de idade. 

Observações
Tem hábitos noturnos e solitários. Habita áreas de mata primária, secundária e capoeirões. Durante o dia permanece escondido em galhos e ocos das árvores, grutas e tocas construídas por outros animais. O gato-do-mato-pequeno é bom trepador, mas não tem muita agilidade quando está sobre as árvores. Diferente da jaguatirica, não é um animal dócil. 

Curiosidades
Outro representante do gênero Leopardus com ocorrência em Santa Catarina, que é muito parecido com o gato-do-mato-pequeno, é o gato-do-mato-grande, Leopardus geoffroyi. Tem praticamente os mesmos costumes que a espécie descrita e também está sob ameaça de extinção. 
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate