INTRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA AGRADECIMENTOS
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

JAGUATIRICA
Leopardus pardalis

Família: Felidae

Nome em inglês: Ocelot



Foto: Câmera de trilha - Bushnell modelo 119440
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis – Santa Catarina
Data: 05/09/2015 - Horário: 12h05min 


AMEAÇADA DE EXTINÇÃO

AMEAÇAS:
A caça predatória e a destruição dos ambientes naturais proporcionaram uma substancial diminuição de populações desta espécie na natureza, o que contribui para o aumento da população de ratos, aliado à criação de grandes áreas de cultivo oferecendo farto alimento. A caça criminosa dos mamíferos e pássaros da nossa fauna provoca escassez de comida e também ameaça sua sobrevivência.

DESCRIÇÃO:
Mede de 95cm a 1,45m de comprimento com a cauda, chegando a pesar de 7 a 15 kg. É o terceiro maior felídeo do Brasil, só perdendo para a onça-pintada e para o puma (onça-parda ou suçuarana). O macho apresenta-se maior que a fêmea. Apesar da musculatura bem desenvolvida, característica dos felinos, o corpo apresenta-se um pouco afilado, conferindo-lhe um aspecto elegante.
A cauda é longa, grossa e também possui manchas, que vão formando anéis em direção à extremidade. Esta é usada para equilibrar o corpo quando está em cima das árvores. É registrado nesta espécie, como também em outros representantes da família, o fenômeno do melanismo, que consiste no aumento de pigmentos marrom-escuros ou pretos, tornando os animais quase pretos. Apesar disso, quando se chega perto, é possível perceber as manchas tão características.

ALIMENTAÇÃO:
Animal estritamente carnívoro, mas bastante variado, gosta de médios e pequenos mamíferos como macacos, veados, pacas, cutias, ratos e também pássaros, cobras, lagartos, sapos, rãs e animais invertebrados que geralmente caça no chão. Como a maioria dos carnívoros, é excelente controlador de ratos. Ocupa o topo de muitas cadeias alimentares.

REPRODUÇÃO:
A maturidade sexual é atingida entre 1 e 3 anos de idade. Reproduz-se durante o ano todo. Depois de um período de gestação que varia de 70 a 80 dias, tem de 1 a 4 filhotes. Os filhotes são amamentados por 2 meses , mas ficam com a mãe até aproximadamente 1 ano.

OBSERVAÇÕES:
Possui hábito noturno. A jaguatirica é muito ágil, sobe em árvores e também sabe nadar. Abriga-se nos galhos e ocos das árvores de grande porte. Também pode ser encontrada nas fendas de rochas e cavernas.

É animal quase sempre solitário. Pode andar aos casais, principalmente na época de reprodução. Sua área de uso pode variar de 100 a 1200 hectares; este espaço geralmente é ocupado por um único indivíduo. Entre os felídeos é o mais dócil. Apesar de ainda ser encontrada com relativa freqüência, é espécie ameaçada de extinção. Pode viver até 21 anos.

 

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate