INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

FRANGO D'ÁGUA
Gallinula galeata (Lichtenstei, 1818)

Nome em Inglês: Common Gallinule

Outros nomes populares: frango-d’água-comum, jaçanã-galo, peituda e galinha-d’água

Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Rallidae

Sinônimos:

Gallinula chloropus galeata

Foto: Germano Woehl Junior
Local: banhado no Bairro Lucena – Itaiópolis (SC)
Data: 30/10/2011


Ameaças
Destruição dos banhados e utilização de agrotóxicos e fertilizantes nas regiões alagadas como plantações de arroz (que a espécie costuma utilizar), pode prejudicar a ave devido a contaminação do alimento que ela consome. 

Descrição

Tamanho: 34 cm. Corpo cinza escuro, de longe parece preto. Tem uma série de linhas brancas, largas, abaixo da asa fechada. Embaixo da cauda é branco. Bico amarelo e possui uma pele vermelha na base. Pernas e pés amarelados. Apresenta os dedos bastante longos (observe nas imagens) que é uma adaptação para viver nos banhados, seu hábitat. Normalmente é visto nadando próximo às margens das lagoas que se formam nos banhados, quando balança a cabeça para frente e para trás. Esconde-se na vegetação pantanosa, se for assustado.

Alimentação
Essencialmente se alimenta de vegetais, mas captura também invertebrados aquáticos e pequenos peixes. Mergulha com certa frequência a cabeça para capturar o alimento. No entorno da RPPN Santuário Rã-bugio, nos canais de irrigação das arrozeiras (valetas), foi observado capturando um peixe, um lambari pequeno, que manteve preso no bico para alimentar os filhotes que estavam escondidos.

Reprodução
O ninho tem forma de tigela é é colocado na vegetação sobre a água. A fêmea põe 4 ovos cinza-claros ou esverdeados com manchas vermelho- pardacentas e que medem 4,8 x 3,2 cm . O período de incubação é de 19 a 22 dias. Os pais alimentam os filhotes e muitas vezes filhotes da reprodução anterior auxiliam nesta tarefa. 

Distribuição Geográfica
Presente em todo o Brasil e em quase todo o planeta, com exceção da Austrália e Nova Zelândia. No continente americano reproduz-se localmente desde o norte do Canadá até o norte do Chile e Argentina, e nas ilhas do Caribe. Os bandos que habitam as regiões mais frias do norte do continente americano migram para o sul durante o inverno daquela região.  Em Santa Catarina, ocorre tanto na região litorânea, como no planalto (Matas de Araucárias).

VÍDEOS do Frango d'água comum


Filmado no entorno da RPPN SANTUÁRIO RÃ-BUGIO, em Guaramirim, SC
Data dos vídeos: 23/08/2008
Filmado por: Germano Woehl Jr.


REFERÊNCIAS:
* Brasil 500 Pássaros: www.eln.gov.br
* Aves no campus: www.seed.pr.gov.br/portals/portal/usp/primeiro_trimestre
* Aves Pantanal: www.avespantanal.com.br
* Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Ed. Nova Fronteira. Rio de Janeiro-RJ.