INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

SAÍ-ANDORINHA - Macho  -Veja a foto da fêmea e dos filhotes na GALERIA DE FOTOS
Tersina viridis (Illiger, 1811)

Outros nomes populares: sairão,saíra,sanhaço-do-barranco, sanhaçuíra (São Paulo) e azulão. Saíra-sapo e saíra-boca-de-sapo (Minas Gerais)
Nome em Inglês: Swallow Tanager

Família: Thraupidae
Subfamília: Dacninae


Foto: Germano Woehl Jr
Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim SC
Data: 12/09/2021



Características
Um dos mais belos pássaros de nosso país. mede aproximadamente 14 cm de comprimento e pesa, em média, 30 gramas. Apresenta acentuado dimorfismo sexual: o macho é azul-claro brilhante, com máscara e garganta negras e ventre branco; a fêmea e o imaturo são esverdeados, com máscara cinzenta e um tom mais amarelado nas partes inferiores. A plumagem do macho adulto é adquirida somente após três ou quatro anos. A íris dos indivíduos adultos, em ambos os sexos, é vermelha.

Alimentação
Alimenta-se de frutos e insetos, apanhando esses últimos em voos a partir de galhos expostos. Somente se aproxima do chão para alimentar-se de frutos maduros caídos, apanhar insetos em voo ou para nidificar. Devido ao formato do bico e cabeça, é capaz de apanhar vários frutos, carregando-os para um poleiro mais escondido. Os frutos com semente muito grande para ser engolida têm a polpa retirada no esôfago, e a semente é cuspida. É um excelente dispersor de sementes. Aprecia muito a frutinha do abacateiro-do-mato ou maçaranduba-de-minas (Persea pyrifolia), bem como os frutos vermelhos da scheflera (Schefflera actinophylla) e os frutos da magnólia-amarela (Magnolia champaca).

Reprodução
Escava galerias em barrancos, construindo o ninho no fundo delas. O trabalho de construção fica a cargo da fêmea, que também realiza a incubação e cuida dos filhotes, praticamente sozinha. O macho fica de sentinela a maior parte do tempo, sem envolver-se muito na criação dos filhotes. Depois da reprodução as aves voltam a formar bandos, e ocasionalmente dezenas de indivíduos podem ser vistos nos arredores de árvores em frutificação.
Na GALERIA DE FOTOS está a foto do ninho com os filhotes já bem desenvolvidos, que foi construído no interior de um tubo de PVC, usado para drenagem de um barranco, na residência da autora da foto, Vera Witt, no centro de Itaiópolis - SC. A ninhada foi bem sucedida, segunda a moradora nos contou. Em dezembro de 2008 o casal voltou a nidificar no mesmo local (veja as imagens na galeria de fotos).

Hábitos
Costuma viver em bandos durante a maior parte do ano. Os bandos deslocam-se à procura de alimentos, muitas vezes pousando nos galhos mais expostos de árvores e arbustos em frutificação. Pode ser vista em em bordas de matas e até em zonas mais arborizadas de cidades. No meio do bando podem ser vistas outras espécies de saís, como por exemplo o saí-azul (Dacnis cayana).

Distribuição Geográfica
Surge e desaparece sem que ainda tenha tido o comportamento migratório bem determinado. Parece frequentar certas regiões somente nas épocas do amadurecimento de frutos dos quais se alimenta
.

VÍDEO:

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate