INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

URUBU
Corayps atratus

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis (SC)
Data: 16/01/2010


Habita toda o tipo de ambiente, matas primárias e secundárias, capoeiras, áreas urbanas etc. Embora seja muito comum, esta ave não está livre de ameaças como a ingestão de carcaças de animais mortos por envenenamento.

Eu lembro de quando era criança ouvia estórias em Itaiópolis (SC) de que no ninho de urubu havia pedras preciosas, pois a ave tinha o hábito de usar pedras preciosas e até cacos de vidro para enfeitar o ninho.

Certa vez apareceu a oportunidade de verificar se isso era verdade. Eu tinha uns 11 ou 12 anos, estava sozinho no meio da mata e notei que um urubu tinha um ninho no alto de uma imbuia centenária de mais de um metro de diâmetro. Eu subi por uma árvore mais fina ao lado e depois eu pulei para a árvore principal e fui em direção a copa e cheguei até o ninho do urubu. Não vi nada além de gravetos com os ovos.

O problema foi descer. O tronco da árvore fina que na etapa da súbita havia arqueado em direção ao tronco da imbuia tinha voltado a posição normal e estava afastada a quase dois metros. Era muito alto, eu lembro. Então, eu fiquei chorando durante umas duas ou três horas até criar coragem para saltar em direção a arvore fina. No final, deu tudo certo.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate