Informações Gerais Borboletas Mariposas Lagartas Crisálidas
Abelhas, Vespas & Formigas Besouros Bicho-pau e Louva-deus Aranhas Moluscos
Crustáceos Moscas Percevejos Outros invertebrados  
 
 
 
 

INFORMAÇÕES:

LESMA-LIXA - Leatherleaf slug

Phyllocaulis tuberculosus
(Martens, 1868)

Filo: Mollusca
Classe: Gastropoda
Subclasse: Orthogastropoda
Ordem: Pulmonata
Subordem: Stylommatophora
Superfamília: Veronicelloidea
Família: Veronicellidae


Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim - Santa Catarina
Data: 23/08/2009
 


É uma forma endêmica do Brasil, considerada rara pelos especialistas. É a segunda maior lesma-lixa conhecida nas Américas no que diz à comprimento. É típica de áreas florestais (principalmente de altitude), muito pouco conhecida cientificamente até agora e com distribuição geográfica restrita à região Sul do Brasil, com registros pontuais( ver AGUDO-PADRÓN 2014). É uma espécie cuja sobrevivência depende de matas preservadas.

As lesmas são moluscos gastrópodes da sub-ordem Stylommatophora, que andam sobre o abdômen e que possuem respiração cutânea. Distinguem-se dos restantes gastrópodes, em particular dos caracóis, pela inexistência de concha externa proeminente.

O corpo das lesmas é constituído por manto, pé e cabeça com um par de tentáculos ópticos e um par de tentáculos sensoriais, ambos retrácteis. São bastante sensíveis à desidratação e algumas também são sensíveis à luz.

As lesmas são seres hermafroditas. Caracterizam-se pelo fato de que, durante o seu desenvolvimento, a massa visceral sofre uma torção de 180 graus (característica dos moluscos gastrópodes), enrolando-se sobre si mesma. Assim, adotam a forma espiral tão característica da concha dos caracóis.

As lesmas são um problema sério em várias culturas, hortas, pomares e jardins. Alimentam-se de uma grande variedade de plantas, devorando tanto as raízes quanto a parte aérea, sempre no período da noite.

Agradecemos ao o naturalista de campo Jefferson Souza da Luz e ao geógrafo Aisur Ignacio Agudo Padrón pela identificação da espécie.


Referências
AGUDO-PADRÓN, A.I. 2014. Inventario sistemático de los moluscos continentales ocurrentes en el Estado de Santa Catarina, Brasil/ Inventário sistemático dos moluscos continentais ocorrentes no Estado de Santa Catarina, Brasil. Bioma, 2(21): 6-23  http://www.academia.edu/7712248/Revista_BIOMA_julio_2014
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate