INTRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA AGRADECIMENTOS
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

ONÇA-PARDA / PUMA - Fêmea com filhote
Puma concolor


Nome em inglês: Cougar, Mountain lion


Foto: Câmera de trilha - Bushnell modelo 119440
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis – Santa Catarina
Data: 05/01/2016 - Horário: 06h42min



AMEAÇADA DE EXTINÇÃO

Ameaças
Está ameaçado de extinção devido à destruição das florestas e à caça predatória. Assim como os demais predadores do topo de cadeia, a onça parda ou puma é duramente afetada pela escassez de alimentos provocada pela caça indiscriminada de suas presas, os mamíferos de médio e grande porte. 

Descrição
A onça parda, também chamada de puma, possui coloração do pêlo geralmente marrom-amarelada como a dos veados. No lado ventral do corpo e em algumas regiões do focinho fica mais clara. As partes internas das pernas, peito e garganta são brancas. Na frente dos olhos nota-se uma pequena mancha escura. A ponta do focinho é rosada. A cauda comprida e fina vai escurecendo gradativamente, ficando enegrecida na ponta.
Quando adulto não possui qualquer tipo de mancha. O filhote ao nascer apresenta pequenas pintas espalhadas pelo corpo e a cauda anelada. Esta espécie também apresenta forma melânica, ou seja, negra. Tem quase o mesmo tamanho que a onça-pintada. O macho é maior que a fêmea. 

Alimentação
Animal carnívoro alimenta-se de porcos-do-mato (cateto), quati, veados, antas, cutia, ratos, preás, paca, capivara, pássaros, cobras, lagartos entre outros, sendo excelente controlador de populações de ratos. Além disso, preda animais debilitados e doentes, ajudando na seleção natural das espécies. 

Reprodução
A maturidade sexual é atingida entre 2,5 e 3 anos de idade. O período de gestação varia 91 a 94 dias, nascendo de 1 a 4 filhotes que são amamentados por 6 semanas, mas permanecem com a mãe pelo período de 1 a 2 anos. 

Observações
Habita florestas e bordas de matas. Nos campos está sempre perto de capões. Também ocorre perto de regiões rochosas e cerrados. Evita freqüentar ambientes próximos a rios e sujeitos a inundações. Animal de hábito noturno e geralmente solitário. Como abrigo usa cavernas, fendas em rochas ou por entre a vegetação fechada; também dorme sobre os galhos das árvores. Procura tocas durante o período reprodutivo para abrigar os filhotes. É de extrema agilidade. 

Por curtas distâncias é bastante veloz, mas tem baixa resistência cansando com facilidade. O tempo de vida estimado para este felino é de 20 anos. A destruição de seu habitat, a caça predatória e a necessidade de uma grande área para a sobrevivência de um único indivíduo, de 5.000 a 60.000 hectares (1 hectare = 10.000 m2), levaram ao declínio suas populações. Devido à coloração do pêlo, o puma também recebe o nome de suçuarana que em tupi “susua’rana” significa “semelhante ao veado”. É espécie ameaçada de extinção.

Vídeo
ONÇA-PARDA brinca com seu filhote durante a madrugada em frente da câmera de trilha durante 42 minutos. Começaram a brincar às 4h43min da madrugada e só pararam às 5h25min do dia 08/12/2015. Estas cenas impressionantes ocorreram na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí, em Itaiópolis – SC. Vejam a distância dos saltos da onça adulta e também do filhote. Às vezes elas saltam juntas e se embolam no capim. Acredito que elas escolheram este local para brincar porque é o único que tem uma clareira na trilha.

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate