INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

PICA-PAU-DO-CAMPO
Colaptes campestris (Vieillot, 1818)

Outros nomes populares: Pica-pau-chanchã e chanchã (Santa Catarina e Paraná).

Nome em Inglês: Campo Flicker

Família: Picidae 
Subfamília: Picinae

Foto: Germano Woehl Junior
Local: Bairro Lucena, Itaiópolis (SC)
Data: 03/06/2010

Canto (1.ouvir) gravado por Germano Woehl Jr
Local: entorno da RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim SC
Data: 22/02/2022

Características
Tem 32 cm de comprimento. É facilmente identificável por conta da sua coloração; tem os lados da cabeça e do pescoço amarelos, assim como o peito; o alto da cabeça e a nuca são negros, da mesma forma que o bico e os tarsos, manto e barriga barrados e o baixo dorso é visivelmente branco ao voo.

Subespécies
Possui duas subespécies reconhecidas que se distinguem pela cor da garganta.

Colaptes campestris campestris (Vieillot, 1818) - ocorre do Sul do Suriname até o Leste do Brasil, na Bolívia, na região central do Paraguai e em Missiones na Argentina; Esta subespécie possui a garganta na cor negra.
Colaptes campestris campestroides (Malherbe, 1849) - ocorre do Sul do Paraguai até o Sudeste do Brasil, no Uruguai e no Centro da Argentina. Esta subespécie possui a garganta na cor branca.

Alimentação
Alimenta-se de insetos, especialmente de formigas e cupins, conseguidos principalmente no solo, entre pedras.  A secreção de sua glândula mandibular é como uma cola que faz com que a língua funcione como uma vara de fisgo para capturar os insetos. É um importante controlador da população de cupins. Eventualmente pode-se alimentar de pequenos frutos, especialmente quando há abundância durante o período de frutificação.

Hábitos
Vive solitário ou em pequenos bandos, possuindo um canto marcante, conforme está registrado no vídeo abaixo e no áudio (clique em 1.ouvir).  Em São José dos Campos, SP (Cerradinho, o Cerrado que ocorre no interior Paulista), nidifica nos cupinzeiros, onde escava um buraco próximo ao todo, conforme mostram as imagens do video abaixo. O macho, em geral, apresenta uma estreita faixa vermelha nas laterais da cabeça, próximo à parte inferior do bico. 

Distribuição Geográfica
Presente em regiões campestres da Região Norte, e da Região Nordeste até o Rio Grande do Sul. É comum nos cerrados, caatingas, campos e pastagens na região Sul do Brasil. Em Santa Catarina ocorre também na região do litoral. Os desmatamentos favorecem a expansão das áreas de ocorrência da espécie. . A subespécie C. campestris campestris ocorre do nordeste ao norte de Santa Catarina, onde ocorrem ambas as subespécies. Da região central de SC ao Rio Grande do Sul ocorre somente C. campestris campestroides (de garganta branca).


Vídeo com o canto do pica-pau-do-campo gravado no entorno da RPPN das Araucárias Gigantes - Itaiópolis (SC)



 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate