INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

NEINEI
Megarynchus pitangua (Linnaeus, 1766)

Superfamília: Tyrannoidea
Família: Tyrannidae
Subfamília:Tyranninae
Nome em Inglês: Boat-billed Flycatcher

Foto: Germano Woehl Jr
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajai - Itaiópolis SC
Data: 05/08/2011

Canto (OUVIR 1) gravado por Germano Woehl Jr
Local: RPPN Taipa Rio do Couro II - Itaiópolis SC
Data: 11/11/2021


Características
Bico extremamente largo e chato, que é, aliás, muito variável. Ave que lembra muito o bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) mas seu bico é muito robusto e sua vocalização difere totalmente. Os dois únicos meios de diferenciar o neinei são pela vocalização, bem diferente da vocalização do bem-te-vi, ou pelo tamanho do bico, que é bem maior que o do bem-te-vi. O problema é que o bico é mais largo que comprido então seu tamanho chama mais atenção quando visto por baixo do que de perfil. Mede cerca de 21cm.


Alimentação
Seu grande bico o ajuda a apanhar os insetos e as frutinhas dos quais se alimenta. Já foi visto pescando pequenos peixes e caçando pequenos lagartos e filhotes de outras aves.

Reprodução
A fêmea é encarregada da construção do ninho, que é uma tigela rasa feita de gravetos e grama, enquanto o macho traz o material. Ninho pequeno e situado nas partes altas das árvores isoladas. A fêmea bota 2 ou 4 ovos claros com pequenas manchas e os choca sozinha. Os pais se revezam na alimentação dos filhotes, que saem do ninhos após 23 a 26 dias.

Hábitos
Ave migratória, sendo encontrada nos meses mais quentes do ano. O casal tem o hábito de cantar em dueto, porém este é mal sincronizado. Apesar da aparência quase idêntica ao seu primo bem-te-vi, o nei-nei se comporta de forma um tanto diferente. É muito mais tímido, sendo mais fácil de ouvir que ver, pois passa a maior parte do seu tempo na copa das árvores.

É migratório em algumas regiões.


Agradecemos ao fotógrafo Rudimar Cipriani pela identificação da foto e da vocalização 
Para ouvir o canto do Neinei clique em OUVIR 1
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate