INTRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA AGRADECIMENTOS
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

PREÁ
Cavia aperea


Foto: Germano Woehl Jr.

Local: Alto Quiriri , Campos de Altitude - Garuva, SC, Sede da Fazenda da Ciser

Data: 20fev2007


AMEAÇAS:
A destruição do hábitat, por incêndios e desmatamentos, é a principal causa do pelo desaparecimento da espécie. Gatos domésticos soltos em áreas preservadas e cães caçadores também contribuem com o extermínio da população desse gracioso roedor nas regiões com ocupação humana.
Em certos lugares, também é caçado pelo homem. Por ser um mamífero de pequeno porte e de rápida reprodução, a situação da espécie não é tão grave como a da maioria dos mamíferos de maior porte. 

DESCRIÇÃO: 
É um roedor, mede entre 16 a 29 cm e pesa de 250 a 290 g. Há variações de coloração entre as populações, mas, em geral, os pêlos ásperos são cinza-amarronzados, sendo as partes inferiores do corpo esbranquiçadas. Os membros são curtos, e os dedos possuem unhas bem desenvolvidas e afiadas. Os dedos dos pés posteriores têm uma membrana entre eles. Não possui cauda. 
 
ALIMENTAÇÃO:
É um animal herbívoro, come geralmente capim. 

REPRODUÇÃO: 
A fêmea atinge a maturidade sexual com 2 a 3 meses de idade. Quando entram no cio, o macho começa a dança nupcial em volta da fêmea e mexe a boca como se estivesse mastigando. A aprovação acontece quando a fêmea passa a emitir guinchos e a repetir o movimento da boca do macho.A gestação dura de 60 a 70 dias e nascem de 1 a 4 filhotes com os olhos abertos e com pêlos. Amamentados por 1 mês, depois passam a se alimentar sozinhos. A fêmea pode criar duas vezes por ano.

OBSERVAÇÕES:
O preá vive dentro de brejos, capoeiras, capinzais, gravatazais, imediações de matas úmidas, ou em qualquer tipo de vegetação baixa e fechada, de preferência com água nas proximidades. Faz pequenas galerias (túneis) no meio do capim. Nas horas crepusculares sai de seu esconderijo a procura de alimento.
Nos locais onde vive pode-se perceber com facilidade sua presença através das trilhas que deixa no meio do capim. Faz ninhos em buracos e em moitas de capim. Pode andar em grupos, geralmente constituídos de 6 a 15 indivíduos.
É um animal muito importante na cadeia alimentar, sendo um item importante na dieta de muitos mamíferos ameaçados de extinção.

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate