INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
  2. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

MARIQUITA
Parula pitiayumi (Vieillot, 1817)

Outros nomes populares: sebinho (Planalto Norte de Santa Catarina e Rio Grande do Sul),  figuinha-baiana (Minas Gerais), vira-folhas (Rio de Janeiro), e mariquita-do-sul.

Nome em Inglês: Tropical Parula


Família: Parulidae


Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do rio Itajaí, em Itaiópolis - Santa Catarina
Data: 17/08/2013
 

Canto gravado no Avencal, Mafra SC, em 03-09-2021

Características
Apresenta um comprimento de 10 centimetros e um peso de 7,5 gramas. O colorido é espetacular, pelo contraste entre o amarelo vivo da região ventral (alaranjado no peito e cinza azulado das costas). A área ao redor dos olhos é negra e chama a atenção, bem como as duas faixas brancas nas asas e o branco nas penas externas da cauda. No meio das costas apresenta uma área amarelada, visível somente sob excelente iluminação e quando a ave apresenta esse local em suas cambalhotas na busca de alimentação.

Alimentação
Alimentando-se do  néctar de flores,, insetos, pequenas aranhas e lagartas, obtidos em flores e, às vezes, diretamente em vôo. A mariquita consegue também se aproveitar da excreção adocicada de pulgões, pairando no ar para lambê-la.

Reprodução
Seu período reprodutivo inicia-se em agosto e tem seu término em novembro. O ninho é uma cestinha aberta, colocada no interior da vegetação densa, no alto das árvores, ou então, em tranças pendentes de barba-de-velho (Tillandsia usneoides). Os ovos são branco-amarelados com pouco salpicos roxos que medem 19 x 13 mm.

Hábitos
Habitando a copa das árvores mais altas da mata seca e cerradões, ocasionalmente desce a estratos mais baixos nas regiões de borda e clareiras. Evita planícies úmidas, sendo que em regiões de maior umidade é encontrada principalmente em áreas montanhosas. 

Vive em casais ou solitária, acompanhando bandos mistos na copa ou caçando por conta própria. É de comportamento bastante inquieto e canta incansavelmente, inclusive nas horas mais quentes do dia.

Distribuição geográfica
Presente do Piauí, Maranhão, Goiás e Mato Grosso, em direção sul, até o Rio Grande do Sul e também em regiões periféricas da Amazônia, no Estado de Roraima e em áreas montanhosas do Amapá. Encontrada também do sul dos Estados Unidos (Texas) à Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate