INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

SAÍRA-DE-PAPO-PRETO
Hemithraupis guira (Linnaeus, 1766)

Família: Thraupidae
Nome em Inglês: Guira Tanager


Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do rio Itajaí, em Itaiópolis - SC
Data: 16/02/2021


Som gravado por Germano Woehl Junior na RPPN Corredeiras do Rio Itajai em 06/09/2010

Características
Mede cerca de 13 cm de comprimento e pesa 10 g. O macho possui as laterais da cabeça e a garganta pretas, uma estria amarela sobre o olho e o peito com um colar ferrugíneo e a fêmea apresenta a cabeça olivácea e o peito amarelado.

Alimentação
Alimenta-se de frutinhas das árvores e arbustos, ou de epífitas, frutinhas de cipós e padaços de frutas maiores e seu suco, folhas e néctar.

Reprodução
Durante o tempo de acasalamento, exibem as partes de cores berrantes da plumagem. O ninho é um cesto aberto e bem elaborado colocado na ramagem a várias alturas.

Hábitos
Em Santa Catarina, é relativamente comum nas Matas de Araucárias, nas regiões de planalto. Em regiões densamente florestadas habita principalmente clareiras ou matas secundárias. Vive aos pares ou em pequenos grupos, acompanhando bandos mistos com freqüência.

Distribuição Geográfica
Presente localmente em grande parte do Brasil, com exceção do noroeste da Amazônia; há também poucos registros de sua ocorrência na região da costa. Encontrada nos demais países da América do Sul, excetuando-se o Chile e o Uruguai.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate