BIGUÁ Phalacrocorax brasilianus (Gmelin, 1789)
Família: Phalacrocoracidae Nome em Inglês: Neotropic Cormorant
Foto: Germano Woehl Junior Local: RPPN Corredeiras do rio Itajaí, em Itaiópolis - SC Data: 21/08/2010
CARACTERÍSTICAS É uma ave aquática que atinge até 75 cm de comprimento e peso em torno de 1,3kg. Também são conhecidas pelos nomes de biguá-una, imbiuá, mergulhão, miuá e pata-d'água. Por ser inteiramente negro, recebe o nome comum, também , de corvo-marinho.
ALIMENTAÇÃO Alimenta-se de peixes e crustáceos. Para capturar sua presa, mergulha a partir da superfície da água e, submerso, persegue-a. Os pés e o bico possuem função primordial na perseguição e captura. Um exímio mergulhador, não se contenta com os peixes da superfície. Mergulha mar abaixo e em meio a ziguezagues, viravoltas consegue abocanhar sua presa.
REPRODUÇÃO Nidifica sobre árvores em matas alagadas, às vezes entre colônias de garças. Ovos de coloração azul-claro. Incubação em torno de 24 dias.
HÁBITOS Vive em lagos, grandes rios e estuários. Mergulha em busca de peixes e permanece um bom tempo debaixo d'água, indo aparecer de novo bem lá na frente, mostrando apenas o pescoço para fora d'água. Para facilitar seus mergulhos, suas penas ficam completamente encharcadas, eliminando o ar que fica entre as penas e dificulta os mergulhos. Para secá-las é comum vê-los pousados com as asas abertas ao vento. Quase sempre visto em grandes bandos voando próximo d'água, em formação em “V”. Quando voam se assemelham a patos, sendo às vezes considerados como tais equivocadamente.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA Sua distribuição geográfica extende-se do sudeste do Arizona (EUA) à Terra do Fogo, extremidade austral da América do Sul (A.O.U 1998) (SICK 1997).
|